O que há de interessante neste dia

quarta-feira, junho 20, 2007

NÃO ADIE A BONDADE


Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã;

então, to darei, se o tens agora contigo. Prov. 3:28.

Por que alguém diria ao seu próximo “volte amanhã” se tem condições de ajudá-lo hoje?

A única razão é que não deseja fazê-lo. Nesse caso, por que não dizer simplesmente: Não! A resposta desse vizinho talvez fosse de que está usando de delicadeza, esperando que o próximo entenda que não vai ser ajudado e o deixe em paz.

Para muitos, essa pode ser uma maneira sutil de livrar-se de um problema. Para Deus, é falta de sabedoria. Mais cedo ou mais tarde, a própria pessoa é vítima de sua “esperteza”. Nada destrói mais a alma do que a sensação do dever não cumprido.

Há dois assuntos em questão no texto de hoje.

O primeiro é: Ajude sempre que você puder. Você será a pessoa mais beneficiada. Era um dia quente em Samaria, quando um peregrino aproximou-se de uma mulher solicitando ajuda: “Dá-Me de beber”, lhe disse. A samaritana podia ajudar. Tinha um balde para tirar água e dar de beber àquele cansado peregrino. Mas duvidou, hesitou, argumentou e, como está relatado, quase perdeu a grande oportunidade de viver a mais extraordinária experiência de sua vida. Jesus não estava pedindo água simplesmente porque Ele precisasse. Ele é o dono de todas as fontes das águas.
Jesus pediu-lhe de beber porque queria ajudá-la e reafirmar o princípio de que, quando você ajuda, você é a pessoa mais beneficiada.

Outro ponto em questão é o fato de pensar que você está sendo gentil quando faz uso da mentira em nome da “delicadeza”. Se o homem descrito por Salomão no verso de hoje dissesse não, o próximo com certeza procuraria outros caminhos para solucionar o seu problema. Mas, ao ouvir a falsa promessa, a pessoa não é apenas deixada sem ajuda, como também é prejudicada.

Sabedoria não é livrar-se dos problemas da maneira mais “elegante”. Isso é omissão. E a omissão gera um vazio inconsciente que perturba a alma e incomoda a vida.

Este é mais um dia para você. Vai sair por aí, tentando evitar os problemas ou vai fazer tudo o que vier às suas mãos para fazer? Nada é tão bom como chegar à noite com a consciência do dever cumprido. Com a ajuda de Deus, faça de hoje um dia de realizações. “Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo.”


Pastor Alejandro Bullón - Meditações 2007 - Janelas para a Vida
http://www.jesusvoltara.com.br/


A paz de Cristo

segunda-feira, junho 18, 2007

GENEROSIDADE

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos,lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus,que disse: "Há maior felicidade em dar do que em receber" (Atos 20:35).

A marca do cristão é o amor.

No entanto, ninguém pode dizer que ama se não for generoso.

Se o cristão têm o amor como marca, a generosidade é a ação resultante desse amor.


Quando meu filho Matheus nasceu, minha alegria foi tâo intensa que, no ônibus voltando para casa, um menino pedia algumas moedas. Eu entreguei à ele todas as moedas que tinha. Imediatamente, as outras pessoas dentro do ônibus fizeram o mesmo. Naquele dia, o garoto saiu daquele ônibus alegre com a generosidade humana.

Quando minha colega estava com o computador com problemas e me pediu para tentar consertá-lo, eu tinha acabado de pegar as contas de meu penúltimo emprego. Mas tinha algum dinheiro comigo. A máquina tinha problemas sérios. Eu fiquei pensandono quanto ficaria chateado se meu computador estivesse naquele estado.

Eu comprei um disco rígido novo, de 10 Giga de tamanho, e mais um pente de 125 MB de memória para a máquina dela. Instalei um sistema operacional melhor e mais robusto e entreguei à ela sua máquina de volta. E não cobrei nada por isso.

Nós devíamos tentar praticar a generosidade todos os dias, estejamos em uma situação boa ou em uma situação ruim.

É conosco que o amor começa. É conosco que a generosidade também começa.

Muitos de nós lembram da alegria que é dar um presente a outra pessoa.
Mas quanto de nós gastam realmente um bom dinheiro para dar um bom presente a alguém com quem nos importamos?

Ora, os amantes demonstram amor com presentes caros.
Mas é somente os amantes que devem receber presentes caros?

Quantas vezes você presentou seu pai, sua mãe, sua esposa, um amigo ou amiga com um presente caro, com um presente realmente bom?

"Isso é fácil falar. Você não sabe a miséria que eu ganho!"

Não há miséria no mundo. Há almas descontentes. Há almas egoístas, mesquinhas e pouco voltadas para dar de si mesmas e do que têm a outras pessoas.

Adoro dar presentes a minha esposa. Ela não gosta de flores, mas eu as enviava mesmo assim. Ela gosta de se enfeitar, eu compro batons, compro presilhas para os seus cabelos, compro sapatos, coisa que ela como mulher aprecia.

Um cristão de verdade sente prazer em dar, sente prazer em ser generoso. E se há algo em nós que deve ser genuíno é o amor.

Olhe à sua volta.

Você sabe quem em sua igreja está passando por problemas. Quem está vivendo dificuldades. Quem necessita de algum tipo de ajuda.

Ajude essa pessoa. Ore por ela, se não pode no mínimo oferecer sua ajuda material. Mas tente de algum modo ser generoso. Seja generoso ao menos consigo mesmo na sua vida. Desfrute um pouco algo bom, algo saudável, algo salutar.

Porque a marca de todo o cristão é o amor.

E todo o bom cristão aprecia ser generoso.

Oração: Pai querido, ensinamos a amar com ações. Ensinamos a dizer àqueles que nos cercam que nos importamos com suas vidas, que apreciamos a sua companhia, que nos importamos com o seu bem-estar. Senhor, que nossas almas possam se encher da tua presença e saibamos ser generosos na vida diária, na nossa vida social, familiar, de igreja. Que possamos não somente oferecer a ti o necessário, mas também ao próximo aquilo que lhe falta e saibamos fazer isto com amor, com alegria, com felicidade em nossos corações. Alarga os nossos corações para que possamos com isso também render-te honras e graças.Em nome de Jesus oramos. Amém.