O que há de interessante neste dia

sexta-feira, novembro 12, 2004

BATISMO

Batismo


-> Significa imersão. É você imergir em algo.


Marcos 16:16


Para você entrar no céu, precisa crer. É sobre o princípio que Jesus está falando.


Mateus 28:19-20


Ide e falai da Palavra de Deus. Aceitamos a Jesus, cremos e depois crescemos mais e mais na Palavra de Deus.
O mais importar é crer. Não ser batizado.
Batismo é somente um ato de obediência a Deus. Ele dá um testemunho de algo que preciso fazer se no meu coração já aceitei a Cristo como Senhor de minha vida.


Atos 8:26-40


Nada impediu o eunuco etiope de ser batizado. Se ele creu de todo o coração, e aceitou a Jesus de todo o coração.


Por que você precisa ser batizado?


Digamos que você seja um dos melhores jogadores do mundo. E um time te contrata para jogar. Agora, digamos que você seja um jogador diferente. Que goste de jogar com a camisa que quiser. De repente, você acorda um dia e resolve jogar coma camisa do último time em que jogou.

O time que te contratar não vai gostar disto, vai? Os torcedores ficarão revoltados com você. Os próprios jogadores. Jogar com a camisa do time que o contratou é um sinal de compromisso. Você vestea camisa.

Da mesma forma o batismo. Ele é um compromisso. Uma atitude que devo tomar, emsinal de obediência a Deus. Porque Ele nos pede isso.

O que é precisa para se batizar?

Lucas 23:39-43


"Você tem que crer para ser batizado".

Quantas vezes você escutou esta frase? Quando alguém usa esta frase, está contradizendo a atitude descrita nestes versículos. A condição para ser batizado é crer. Mas alguém prestes a morrer, como pode ser batizado? O batismo não fará você ir ou não para os céus, descer ou não ao inferno.


Quando pessoas moribundas estão à morte, geralmente falamos sobre Cristo. Oferecemos a elas o conforto de saber que temos um Deus eterno, que não deseja o nosso infortúnio. Se algumas delas chegam a crer, podemos dizer que Deus está aqui realizando o mesmo que realizou com o ladrão crucificado.


Caso elas saim da convalescença, e se realmente aceitaram a Cristo, elas tomarão a decisão de se batizar um dia, no futuro. Mas isto é uma decisão pessoal de cada um.
O batismo não salva. Mas é o primeiro ato de obediência a Deus.


Atos 2:38-42

A doutrina dos apóstolos: Comunhão, partir do pão, orações.


Perseverar na doutrina dos apóstolos -> O batismo faz com que nós vivamos em comunidade. O batismo também é um sinal de que você aceita fazer parte desta comunidade, que você quer vestir a camisa da igreja, aceita ser parte de tudo aquilo que ela faz e prega.


O batismo é também uma simbologia daquilo em que você acredita. A igreja toda testemunha e presencia o seu batismo. Ali você está confessando publicamente, mas já aceitou Jesus antes, em seu coração e mente. Só presta agora um testemunho da decisão que tomou.


O batismo é uma imersão total, e não uma aspersão. O batismo não nos purifica de nossos pecados. Quem faz isto é Jesus.


Batismo de Criaças

A Bíblia fala: Quando você crer e for batizado


Quando você é criança você tem alguma estrutura emocional e psicológica para discernir as coisas? Não. Algumas crianças são batizadas em igreja até quando nascem. Quando uma criança é batizada, dizemos que alguém tomou a decisão por ela. Geralmente, são os pais, a família. Não se tratou de uma decisão consciente da criança, porque ela não pode opinar a respeito ou concordar coma quilo.
O compromisso com Deus está em nosso coração. Um dia, quando estávamos no controle de nossas vidas, caminhávamos para a destruição eterna. Então, nós tomamos a decisão de seguir a Cristo em nossas vidas. O que trazemos agora em nosso coração, nossas atitudes e nossos atos, testificam das coisas que acreditamos.


Digamos que sejamos casados. Eu sou casado com a Sandra. A Sandra é casada comigo. O André é marido da Ester. A Ester é esposa do André. Tem problema trocar de par?


A Bíblia nos ensina que não é a aliança em nossas mãos que faz a diferença, mas aquilo que nós cremos no coração. Assim como você fez um compromisso com sua esposa, de permanecer ao seu lado, de ser o seu par, você fez um compromisso com a sua igreja. E o confirmou através do batismo.


Dizemos que ser religioso é estar em uma igreja. Mas podemos ser religiosos indo a igrejas diferentes.


Quando estamos em casa, aprendemos de nossos pais desde pequenos seus costumes e modo de agir. Quando você cresce, leva este costumes consigo na sua vida, para onde for. Assim, cada casa tem seus costumes. Cada igreja tem a sua doutrina, o seu modo de ser e de agir.


Não devemos ser inoportunos na casa de nosso próximo. Devemos respeitar as pessoas como elas vivem. Se você chama alguém para almoçar, e eles comem de uma certa maneira, por exemplo sem usar os talheres, eles tem seus costumes, e você pode se escandalizar.


Precisamos respeitar o que para os outros é uma coisa normal. Há pessoas que tem princípios mundanos em suas vidas que não trocam por nada. Há pessoas que tem princípios cristãos em suas vidas que também não trocam por nada. O mesmo com as igrejas espalhadas pelo mundo.


Cada igreja tem seus princípios. Usamos a Bíblia como regra de prática. Há igrejas com princípios diferentes.


Há igrejas batistas que estudam cada caso das pessoas que querem passar a fazer parte de seu meio. Na Igreja Tabernáculo Batista, por exemplo, se você não é batista, mas veio de outra denominação, cada caso é estudo para saber se você deve ou não se batizar novamente. Se veio de outra denominação batista, terá que se batizar de novo e uma carta de transferência de sua igreja deverá ser obtida, para que você possa fazer parte da ITB. Se quiser servir nos ministérios da igreja, participar ativamente, e veio de outra igreja batista, terá que se batizar. A Igreja Tabernáculo Batista tem como uma regra que o servir da igreja estará aberto àqueles que se batizam na igreja.


O fato de você ser batista atesta que você realizou um compromisso com a igreja onde se batizou e de onde veio para servir naquela igreja, seguir sua doutrina, seus pontos de vista. E você estará assim testificando das coisas que por ela são ensinadas. Como as doutrinas entre as igrejas variam, você deve se batizar novamente, como um ato de obediência de que concorda com as coisas que a igreja que agora assume prega e realiza.


Na ITB você se torna um membro, quando é batizado.


Mas cada caso é um caso.


O Batismo é o primeiro sinal de obediência quando se aceita a Jesus. Enquanto estamos vivos, precisamos ser batizados. Não queremos convencer você a fazê-lo. Não desejamos manipular você. Não estaremos o tempo todo em sua vida, vigiando você para que você não peque. Mas há uma pessoa que sempre está com você. Que te ama e que quer a tua companhia. O nome dela é Deus. E ele entregou seu filho por mim e por você. Não podemos forçar ninguém a aceitar a Cristo. A marca do Cristianismo é o amor. Satanás não consegue imitar o amor de Cristo.

Cumprimos a ordem que nos foi deixada por Cristo:

Mateus 39:19-20
Ide! Batize! Ensine a crescer!
O que você tem feito por aqueles que ainda não O aceitaram??



quinta-feira, novembro 11, 2004

CERTEZA

Algumas pessoas costumas dizer que uma palmada dada com raiva dois mais do que uma palmada qualquer.

Quem bate cheio de ódio e ira dá uma palmada severa, até pode ser. Mas bate cheio de sentimento. E um sentimento mundano. Um sentimento que não é um dos frutos do
Espírito Santo, descritos em Gálata 5:22 e 23.

A ira está na lista logo acima desta passagem.

A palmada que dói mais é aquele que recebemos com razão.
E quem tem razão de dar uma palmada em você não precisa se justificar, embora você não entenda. Quem bate com razão tem a certeza do porquê está batendo em você, porque sabe o que você fez, sabe que foi errado, e bate em você com a certeza de que você merece a palmada que está recebendo.

Quem bate com ira e com ódio, o faz por inveja, porque odeia a pessoa à qual esta dirigindo sua ira ou inveja, ou porque é ignorante e não tem entendimento. Todas as coisas aqui citadas também não fazem parte da lista descrita em Gálatas 5:22 e 23.

Quem bate com a razão pode bater em você para que você seja edificado. Para que você cresça espiritualmente. Ou como uma repreensão severa por você ter cometido algo contra o irmão, contra si mesmo e contra seu próximo.

E quem merece bater em você com razão?

O primeiro da lista sempre é Deus. Ou Cristo. Ele morreu por você na cruz. Sofreu uma humilhação terrível, para dar a você a vida eterna. Para que você se santificasse, talvez, amasse o seu próximo. E você escolhe viver sua vida egoísta. Cheia de vontades. De desejos mundanos.

Quem merece dar a palmada em você talvez seja o seu pastor, que todas as semanas tenta edificá-lo espiritualmente, e tem que lidar com a sua carne, sempre querendo e desejando coisas que não te edificam espiritualmente.

E alguns pastores são bem humanos. De tanto ouvir a pessoa perguntar sem parar sobre um
assunto, vendo o egoísmo da pessoa que se põe a falar mal do próximo, a não desejar amá-lo,
a querer resolver seu problema e quase chega a dizer 'Não me incomode!', acabam dizendo à
pessoa para fazer o que não deve! 'Você é egoísta mesmo e vai demorar a mudar, e seu eu
disser algo que você não quer ouvir, você vai se por a falar mal de mim!'

Tem gente que tem coragem e não gosta de fingir. E fala a verdade mesmo!!

Imagine agora Satanás reunindo os seus para pelejar contra Jesus. Imagine cada um deles cheio de ira, de rancor, de mágoa e de ódio. Com uma ferocidade e desejo de morte de dar medo.

Agora imagine a Cristo e seus anjos do outro lado. Calmos. Sem sequer ter ódio ou raiva no coração. Mas encarando os inimigos à sua frente, com um rosto de determinação.

Eles tem a certeza e a razão. SABEM PORQUE DEVEM VENCER. SABEM PORQUE O OUTRO LADO ESTÁ ERRADO.

Você pode dizer isto hoje em sua vida? Você pode dizer que tem razão de dar a palmada? Ou tem ódio e ira no coração?

Em que lado você está? Do lado de Cristo? ou do lado de Satanás? Quanto de mundo há dentro do seu coração?

Os hipócritas tem lugar cativo ao lado de Satanás. Eles querem pregar algo que não fazem!!! Eles falam acerca de coisas que, por dentro, não seguem! Mas obrigam os outros a seguirem!!!
Olhe para dentro de você agora e me diga: Você tem razão de julgar seu irmão? Você tem razão de acusar ou apontar o dedo para as pessoas que servem com você na igreja? Você por acaso foi eleito por Deus para falar ou está querendo falar por si mesmo??

A hipocrisia quer ver a transformação do outro com os olhos. Ela não quer saber se o que Deus santificou, santificou para os Seus olhos. E Deus nos diz em sua palavra que a carne não pode discernir as coisas espirituais porque não as enxerga e não as entende!!!

Que tipo de Cristo você está pregando? Um Cristo que você pode ver ou um Cristo que anda com você em Espírito e em verdade???

Todos são pecadores. Nenhum é justo. Por mais que você se esforce, você continuará demonstrando através de suas palavras: que odeia sua irmã porque ela não se santifica como você, mas você não ora por ela, antes, se afasta, como os fariseus recriminaram a Jesus Cristo!

Que você não quer ser incomodado em sua casa e expulsa aqueles que podem trazer o mundo para dentro dela, se justificando que a sua cruz já é pesada demais, e coloca para fora seu irmão, alguém para quem você poderia demonstrar a mesma graça e misericórdia que Cristo teve por você ao te resgatar da sarjeta!!! E egoisticamente você diz que outros te aconselharam a isto, e se esquece do louco que ajuntou tantos bens e disse que podia descansar e Deus o lembrou que pediria sua alma no dia seguinte. E o que ele tinha, para quem seria???

Que você fala com a boca cheia de inveja. Que gosta de lembrar-se que há pessoas melhores do que você, como um pastor que pode instruir a muitos, mas que você o julga por ver uma falha que ele comete. Sem tirar o cisco do próprio olho. A inveja tem muitas filhas e umas delas é a murmuração. Quem murmura contra irmãos mostra o que tem dentro de si. E isto não é bom. Uma das primeiras coisas que a disciplina deveria fazer com o murmurador e ensinar-lhe a ficar calado e tentar não falar acerca dos outros ou mal dos outros! Uma verdadeira mudança em Cristo na vida de uma pessoa assim seria ela deixar de agir dessa maneira!!!

Se você é dono de uma TV, a do invejoso será a melhor do país. Se você torce para um time e ele vence, ele tem títulos, o time do invejoso é o melhor da sua cidade. Do seu país. Do mundo!!! O pecado da inveja é o pior que existe. Salomão escreveu sobre ele, e disse que tudo o que ho- mem pode fazer de melhor é motivado pela inveja que ele tem de seu próximo. E só esta frase
já deveria nos deixar em sinal de humildade absoluta!

Você se esquece de que os olhos de Deus estão em todo o lugar e que deveria estar com os olhos em si e orar pelo próximo, não querer ver no próximo mudanças com os olhos. 'Quero ver a santidade dele!' A santidade é para Cristo, e olhos imundos que vivem em pecado não podem discernir aquilo que se discerne com o Espírito!!!

Paulo se gloriou de suas falhas, porque disse que elas o faziam forte. Eu conheci certa vez um rapaz que pregava a Cristo de casa em casa, anunciando o evangelho de uma das igrejas que existe nesta cidade. Ele se dirigiu a mim naquele dia em que nos conhecemos e disse: 'Eu quero falar a você acerca de Deus. Não olhe para minha carne. Esqueça que eu sou o fulano. Porque amanhã eu posso fazer algo errado, posso me afastar, posso pecar e você ouvir falar que fiz algo errado. Esqueça de mim. E preste atenção nas minhas palavras. Eu quero falar a você de Jesus. E porque é importante para você Aceitá-lo em sua vida!'

Sabe, acho que não há melhor anucio sobre o que nós somos. Pecadores. Esta é uma boa introdução. Mas há hipocrisia que gosta de se destacar em nossas igrejas cobrando costumes
a serem seguidos e forçando uma mudança interior que não leva a nada, só demonstra o pecado de cada um.

Quem tem razão de dar uma palmada em você e não o faz??

Você sabe porque a pessoa não o faz??

Porque ela tenta espelhar a Cristo. E espelhar a Cristo é ser tal como Ele foi na terra.

Manso. Advertindo os outros com espírito de brandura. Em vez de se irar e advertir com palavras duras, se calar, e deixar que Deus e o Espírito Santo façam o seu trabalho. Deixar o vaso de barro ser preenchido por Ele, que deseja usá-lo da maneira correta, e pode se utilizar do seu, porque você permite que Ele o faça!!! Não ser hipócrita e querer ocupar o lugar do Espírito Santo. E Deus me livre de tentar fazê-lo!!!! Porque preciso me vigiar e saber advertir o meu próximo ou instruí-lo da maneira apropriada dando um testemunho verdadeiro de Deus em
mim mesmo.

Mas Jesus costumava responder com voz dura aos fariseus!
Jesus costumava dar uma palavra dura aos que o interpelavam de maneira maliciosa!!!

Papai do céu tem muita paciência com todos. Ele não quer que nenhum se perca. E quem
acusa você de pecado, não tirou o cisco do próprio olho. Em vez de acusar, deveria estar orando pelo próximo. Medo é tentar descobrir no que o irmão anda pecando que precisa mudar e
tentar atingi-lo de alguma forma através disto!! Toda a malícia é condenada diante do altar de Deus e Ele nos adverte: De Deus não se zomba!!!

Você tem orado pelo seu irmão aí do lado???

Cuidado, irmãos!! Santificação é importante para Deus e para Seus olhos somente! Santificação não é você ler a Bíblia o tempo todo para ser visto, para falar palavras bonitas. Porque toda a minha retórica pode me levar para o inferno e não salvar uma única alma ou levá-la aos pés de Cristo!!!

Que Deus se apiede de cada um de nós. Porque minha intimidade é aberta a todos aqueles que conhecem os caminhos de Cristo. E ver a intimidade de meu irmão pode não ser algo bom. Eu posso ver suas vontades, ver seus desejos, ver suas falhas!E posso usar isto para acusá-lo publicamente, não amá-lo. Na verdade, há joio na igreja que assim procede. E todos nós
podemos discerni-los espiritualmente.

Como eles agem nós devemos evitar! Como eles procedem, nós devemos não proceder.
Quem pode louvar o homem santificado na carne?? Que esperança é esta que semeia o que quer ver????

A misericórdia de Deus é grande. Quisera que o fogo pudesse prová-los agora, e que se salvassem através dele, não por suas obras. Quisera que fossem queimados e se salvassem através do fogo. Porque se abro minha boca profeticamente para falar de um texto que veio à minha mente sem antes saber do tema que será tratado, é sinal que deveria haver louvores e aleluias diante dos irmãos e não um mudo calar de bocas!!! Eu quisera estar presente em uma oração de contrição a Deus e demonstração de espírito quebrantado!!! Quisera ver almas se derramando em choro, buscando no Pai celestial o dom que vem do alto, não a carne aqui debaixo!!!

Eu tenho do que chorar!!! Eu tenho vontades em minha carne. Tenho desejos. Sei que minha alma carece de crescimento espiritual mais adequado. Mas permito que Deus a utilize como bem lhe aprouver!!!

Tenho do que chorar se meu irmão que está comigo não o faz ou não pode fazê-lo! Tenho do que chorar se um casal que amo continua com problemas espirituais graves e de relacionamento íntimo!! Tenho que chorar por saber que a Palavra de Deus é afastada em razão de partidos, de falta de amor ao próximo, de inveja e de tantos sentimentos ruins e vontades mundanas que só geram acusações mútuas e uma disputa por saber quem pode mais e quem pode menos!!!

Eu tenho que chorar por voltar para casa e sentir o Espírito dentro de minha alma sangrar e sangrar e sangrar, como se Cristo nunca tivesse ressuscitado, como alguns mundanos tanto pregam!!, mas continuasse crucificado em razão dos pecados que nós cometemos!!!

Eu tenho que chorar por ter a vontade de dizer a meu irmão que o pecado que ele comete é para morte e não para vida. Que a sua edificação conduz a perdição e a morte, mas que ele necessita aprender isto por si mesmo!! Então, preciso me calar e deixar o Espírito Santo fazer seu trabalho!!

Eu tenho que dar graças a Deus por este grupo permanecer unido por tanto tempo. E tenho que louvar suas fraquezas!!! Elas podem torná-los fortes um dia. Mas a palmada que dói mais precisa ser dada por Deus. Não por mim. Ou pelo inimigo que, com raiva, a todo momento fala
de humilhação.

Guardai dias, e meses, e tempos, e anos!
Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.
Gálatas 4:11-12

ByManoel Leonardo

quarta-feira, novembro 10, 2004

DESCENDÊNCIA

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a
Enoque; Gênesis 4:17

E tornou Adão a conhecer a sua mulher, e ela teve um filho,
e chamou o seu nome Set; Gênesis 4:25


Após a morte de Abel por Caim, o mesmo se afasta da presença de Deus e começa
a gerar descendentes. Do versículo 17 ao 24 vemos descritas cinco gerações de
Caim e podemos perceber que a seu caráter é transmitido até Lameque, que
matou um homem porque este o feriu e um jovem por pisá-lo.

No versículo 25, encontramos novamente a Adão e sua esposa e esta gera-lhe um
filho, à sua imagem e semelhança. Podemos aqui comparar como a vida de um
justo é digna diante das gerações dos ímpios. Cinco gerações de Caim são descri-
tas para que finalmente Deus lembre-se do mal cometido contra Abel, e Adão
finalmente receba um filho, gerado à sua imagem e semelhança. Deus concedeu
um filho no lugar de Abel, que Caim matará. A descendência do justo pode parecer
pequena, mas Deus realiza Sua obra independente de todos os planos humanos.

E sua descendência será poderosa na terra;
a geração dos justos será abençoada. Salmos 112:2

Ainda que o número de pessoas não crentes em Deus seja grande, confie naquele
que fez a promessa. Ele nunca falha. E a sua geração dura para sempre...


By
Manoel Leonardo



terça-feira, novembro 09, 2004

O exemplo das Crianças - II


A Pequena Serva: Ela Testemunha


As pessoas do mundo antigo consideravam que os deuses pertenciam a um lugar específico. Se uma pessoa ia para outra terra ou povo, normalmente reconhecia a autoridade dos deuses do novo lugar. A menina capturada pelo exército de Naamã não só permaneceu leal ao Deus de Israel e Seu profeta, mas testemunhou para Naamã sobre o Senhor. Seu testemunho tinha tanta convicção que Naamã se interessou no Deus de Israel, apesar de ser esse Deus a divindade de uma nação derrotada. (Os antigos criam que se você triunfasse sobre seu inimigo, era porque seu deus era mais poderoso que o deles). Depoisde sua cura, Naamã poderia ter se retornado aos deuses de Arã. Mas, ao contrário, ele jurou adorar o Senhor (II Reis 5:17) e pediu que Eliseu o perdoasse quando tivesse que ajudar seu próprio rei a adorar Rimom (v. 18).

Estudo Indutivo da Bíblia


Textos: Mateus 18:3; Efésios 6:4; Colossenses 3:21; I Timóteo 4:12


1. Muitas das mais notáveis realizações da História foram praticadas por jovens. De Joana D'Arc a Ellen White, a criatividade, a ideologia e o entusiasmo dos jovens sempre foram grandes recursos. Por que, então, foi necessário o conselho de Paulo em I Timóteo 4:12?

Que fatores poderiam levar os mais idosos a dar pouco valor a alguém como Timóteo atualmente? Ao mesmo tempo, quais são algumas das limitações dos jovens?


2. O cristianismo é uma jornada espiritual e intelectual. O que o desenvolvimento de uma criança nos ensina sobre o nosso próprio desenvolvimento espiritual? Existe alguma coisa, além da mensagem de Mateus 18:3 ? Nossa vontade de aprender deve ser como a de uma criancinha?


3. Como devemos ver a nós mesmos, em comparação com os seres divinos? Leia I Coríntios 13:8-12. Que coisas do comportamente de uma criança deveríamos evitar em nosso desenvolvimento espiritual?


4. Sabemos que somos filhos de Deus, e que nosso conhecimento - e mesmo nossa consciência - é bastante limitado. Freqüentemente, reclamamos, temos medo e duvidamos das coisas que não entendemos, à semelhança de pequenas crianças. Nunca teremos todas as respostas, pelo menos, não neste lado da eternidade. O que precisamo fazer é estar à altura do que conhecemos; então, mais luz nos será acrescida. Fale com a classe sobre o que significa viver pela fé.

Os meninos e as Ursas - II Reis 2:23 e 24

Eliseu havia dedicado a vida ao serviço das necessidades espirituais de sua nação. Mas mesmo quando estava entrando nessa importante missão, um grupo de jovens saiu de Betel para escarnecer dele. As palavras deles, que ele "subisse", mostravam que eles sabiam alguma coisa sobre a ascensão de Elias, um evento solene e sagrado (afinal, não é todo dia que alguém é transladado sem ver a morte!). Não estando mais Elias entre eles, agora voltaram seus insultos contra Eliseu, desafiando-o zombeteiramente a ser transladado também. O comportamento dos meninos é um resultado de:

(1) O diabo: "O Acusador inspirou os garotos. O Acusador tentou mudar os resultados positivos da transladação de Elias." - Adaptado de SDA Bible Commentary, vol. 2, págs. 856.
(2) Os pais: "Rapazes ímpios, que haviam aprendido com seus pais a desprezar o homem de Deus, seguiram Eliseu... zombando." - Ellen G. White, Primeiros Escritos, pág. 248.

Como Eliseu respondeu aos meninos? II Reis 2:24


"O terrível juízo que caiu sobre eles era de Deus. Depois disso, Eliseu não teve mais dificuldade em sua missão. Durante cinqüenta anos, entrou e saiu pelos portais de Betel, e andou de uma parte para outra, de cidade em cidade, passando por multidões dos piores e mais rudes jovens ociosos e dissolutos; mas ninguém jamais zombou dele ou fez pouco de suas qualificações como profeta do Altíssimo. Esse único exemplo de terrível severidade no começo de sua carreira foi suficiente para impor respeito durante toda a sua vida." - Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 44


Esta história é uma poderosa advertência para as pessoas que dão pouca importância à santidade ou que zombam dos obreiros de Deus. Podemos ser culpados do mesmo pecado?

segunda-feira, novembro 08, 2004

O exemplo das Crianças - I

I. Os Filhos de Samuel e os de Eli - Contrastes

A Bíblia não explica por que os filhos de Eli se tornaram o que foram. O sacerdote pode tê-los ignorado ou deixado de castigá-los. Mas a culpa não cai só sobre seus ombros. As crianças no mundo bíblico não eram criadas só por pais, mas também pela família e por toda a comunidade. Irmãos, tias e tios e outros parentes cuidavam deles, os ensinavam e disciplinavam, e agiam como modelos de vida. Os vizinhos instruíam as crianças nas habilidades vitais e até as disciplinavam, se as vissem fazendo coisas que não deviam. Assim, não foi só Eli que falhou com seus filhos, mas toda a comunidade em torno do tabernáculo em Siló falhou com seus filhos. Hoje, a congregação tem um papel vital em criar as crianças, especialmente os filhos de pais solteiros ou órfãos.


II. Davi: As Aparências Enganam

Os soldados antigos tinham que prover sua própria comida ou saqueá-la da zona rural. Aqui, Jessé envia provisões para seus filhos enquanto estavam no acampamento.
Os filisteus originalmente vindos das ilhas do Mar Egeu, queriam aqui empregar o conceito grego em que um campeão representando cada lado combateria. O exército cujo campeão fosse derrotado iria então render-se à outra força. Naturalmente, Saul estava pessoalmente relutante em aceitar o desafio de Golias, e esperava encontrar outra pessoa capaz de enfrentar o gigante. Davi estava pelo menos na adolescência, visto que foi considerado apto para casar-se com a filha do rei. Ele não era uma criança.


III. Os Meninos e as Ursas

O incidente em II Reis 2:23 e 24 horroriza os leitores modernos, que não entendem a vida do mundo antigo. Primeiro, o mundo bíblico enfatizava que as crianças deviam respeitar os adultos. Este era um valor fundamental. Segundo, o fato de que 42 meninos podiam ajuntar-se em um lugar, quando normalmente deviam estar trabalhando em casa, indica que a ordem social começava a romper-se. Os jovens não tinham o tempo livre que têm hoje. Além disso, o grupo estava insultando um importante líder religioso, o porta-voz de Deus e de sua religião. Os meninos não eram pequenas crianças brincando juntas, mas representavam naquela época o que é hoje uma gangue moderna. Seu comportamento ameaçava destruir a influência de Eliseu em um tempo de crise. Assim, ele precisou tomar medidas enérgicas.



Trabalho


Texto-chave: I Samuel 3:11-13

Objetivos:

1. Ilustrar como até mesmo as escolhas da vida de uma criança podem torná-las
diferentes tanto de seus pais (Eli, Samuel) como de seus irmãos (Davi).

2. Mostrar como podem ser importantes as primeiras influências familiares (a serva da
esposa de Naamã).

3. Mostrar que as escolhas individuais são mais importantes que as influências familiares.


Esboço:

I. Os Filhos de Samuel e os Filhos de Eli

A. Estes dois pais tiveram filhos maus, considerando
que eles mesmos eram bons, por um padrão humano de
bondade.

B. Eli foi castigado por causo do comportamente de seus
filhos, enquanto Samuel não foi.


II. Davi

A. Davi era menor que seu irmão (Eliabe), seu rei (Saul),
e seu inimigo (Golias)

B. Seu tamanho não era importante para o sucesso.


III. Os Meninos e as Ursas

A. Os meninos que escarneceram de Eliseu nunca haviam
aprendido respeito.

B. Um ato de correção severa durou toda a vida.


IV. A Serva da Esposa de Naamã

A. Esta pequena serva foi fiel, exatamente como José,
quando feito escravo injustamente.

B. Ela amava seu senhor e cria que Deus o podia curar.

C. Ela usou sua pequena influência para praticar o
bem que podia.

V. Josias

A. Josias foi fiel sob as mesmas circunstâncias que
levaram muitos reis judeus a esquecer a Deus.

B. Ele usou sua influência para fazer grande bem.


Sumário

As escolhas de uma pessoa não são o único fator, mas é o mais importante para
determinar que tipo de pessoa nos tornamos.



Comentários

A infância era breve e difícil no mundo bíblico. Se conseguissem sobreviver em seus primeiros anos, as crianças logo começavam a ajudar nas tarefas do lar. As meninas aprendiam a cozinhar, a tecer lã e outras tarefas domésticas. Tanto elas como os meninos cuidavam dos animais e trabalhavam no campo. Os adultos ensinavam os meninas a arte da cerâmica, trabalhos em madeira, ou qualquer arte que a família pudesse praticar. A cultura bíblica considerava os meninos como adultos aos 13 anos, e as meninas poderiam casar-se nessa idade.


Estudos da Escola Sabatina
Ano 2000