O que há de interessante neste dia

sexta-feira, dezembro 30, 2005

SEJA UMA PESSOA MELHOR EM 2006!!!



Algumas pessoas gostam de citar Hebreus 5:8 que diz: "Ainda que [Jesus]era Filho, aprendeu a obediência. por aquilo que padeceu."

Usamos muito este versículo para levantar irmãos que sofrem ou para explicar aos cristãos que todo o sofrimento sempre traz coisas boas e nos aproxima do caráter de Deus.

Mas na verdade jamais seremos iguais a Jesus. Na verdade, nunca alcançaremos o padrão de caráter que Cristo teve em Sua vida. Ele era único. O Filho do Homem, Filho de Deus.

No versículo 7 desde mesmo capítulo de Hebreus, Pedro explica que Jesus humanamente solicitava a Deus que passasse Dele este cálice. Ele era humano, sabia como o homem podia sofrer.

Mas Jesus precisou morrer para que nós tivéssEmos acesso a seu estilo de vida e a Seu caráter. Por causa da morte de Cristo, cada ser humano que ouve suas palavras e tem fé nelas é capaz de espelhar o caráter que Cristo tinha no mundo. Jesus venceu a morte porque é capaz de transformar vidas que acreditam em Suas palavras. Este é o mistério da salvação.

Se me converto a Cristo, se acredito em Suas palavras, sou capaz de espelhar seu caráter e vou desejar fazer a vontade de Deus em minha vida e ter prazer nesta vontade!!

Cristo está vivo em cada um daqueles que aceitaram a sua Palavra e se converteram a ela.
Mas alguns cristãos podem usar esta passagem como desculpa para justificar seus atos diante do mundo com outras pessoas. E todos nós somos pecadores. E estas pessoas fazem-se duas vezes mais culpadas ao usar esta passagem de maneira errada e com a conotação incorreta!

Algumas pessoas defendem coisas que são carne, apesar de terem a aparência de santidade. Mas diante de Deus não há falsidade que possa resistir ou perdurar sem ser revelada.

Muitos de nós pregam a Cristo de maneira falsa, com gestos e com ações que contradizem a pregação daquilo que Jesus fez por nós na cruz. É incrível como ficamos presos somente à Palavra de Deus e dizemos que DEVEMOS obedecer as escrituras, mesmo que isso signifique: ser rancoroso, parecer um chato, egoísta e implicante com outros cristãos.

Jesus deixou-nos duas ordens:
Amar a Deus acima de todas as coisas. Amar o próximo com a si mesmo.

Mas muitos de nós cumprem muito bem o primeiro mandamento e esquecem totalmente o segundo.

'Devo amar você somente se você continuar obediente à palavra de Deus. Se você pecar, não preciso te obedecer!'

Isso é amar ao irmão como a mim mesmo? Ou pregar que devo obedecer primeiro a Deus e Nele somente?

Da mesma forma dizem: 'Jesus é somente um! Somente a Ele deve ser dado a glória!'

E o hipócrita esquece que todo crente que serve a Deus espelha o caráter de Cristo. Que Cristo está vivo através das pessoas e que você deve respeitá-las e amá-las porque essa era a grande verdade: Deus está em vocë, Deus está em mim, Deus está em nós!!!

Muitos de nós não cumprem a ordem deixada por Cristo. Porque se esquivam egoisticamente de fazer a segunda parte de amar seu irmão: com seus defeitos, com seu caráter defeituoso, com sua faltade virtudes, com seus pecados!!

E nesta última parte, como somos falhos!!

Somos hipócritas, porque assim que alguém falha conosco, assim que sabemos que alguém peca, que alguém próximo falhou, não oramos pela pessoa, não pedimos a sua misericórdia na vida do irmão que falhou, não oferecemos o ombro amigo ou procuramos fortificar ao irmão com palavras boas...

Como o mundo, deixamos a pessoa por ter falhado conosco. Porque é assim que o mundo age.

Como cristão, me sinto as vezes oprimido pelas vivências com outros cristãos que tem mais tempo de conversão e de igreja do que a minha pobre vida pecadora!!

Não desejo para ninguém passar pelas situações que já vinveciei na vida. Algumas delas dentro de igrejas. Outras fora dela.

Porque Deus me pede para tratar as pessoas como se fosse eu mesmo. E me esforço para tratar as pessoas da melhor maneira possível. Portanto, é triste e realmente dá vontade de chorar quando tratam a você como cachorro. Quando te expulsam de um lugar sem notarem que você ali está ou ali se encontra.

Significa que a pessoa quer ser tratada como cachorro por que está tratando os outros da mesma maneira?

Pior: Há pessoas que passam por você e dizem que os teus pecados te levaram a isso! Que você deve se converter e escutar a Palavra de Deus...

Você encara esta pessoa e se pergunta se ela realmente sabe o que está dizendo.

Como você se sentiria se acordasse para trabalhar no outro dia, chegasse em seu trabalho, começassea trabalhar, uma hora e meia depois seu colega de trabalho chega, é chamado ao setor de pessoal, sobe e diz sem jeito que você está saindo AGORA da empresa?

Um rapaz sobe com a pessoa. Você encara aquela cara nova na sua frente. Cumprimenta-o. Seu colega de trabalho está a ponto de chorar do seu lado.

E você tem que ter forças pra dizer a ele que 'Tudo bem, cara. Foi um prazer trabalhar com você. Fica com Deus aí.'

O chefe de Recursos Humanos não teve coragem de chamar você até o setor de pessoal para ser dispensado. Não falou com você. O setor de pessoal não chamou você. Chamou seu colega de trabalho.

Você estava a quinze dias de completar um ano na empresa. E teria férias a cumprir talvez em quinze dias. Você ser enxotado pra fora de um lugar com cachorro ou como alguém sem qualquer
consideração pode ser demais para todo e qualquer ser humano.

Uma semana depois, você precisa voltar àquela mesma empresa e escuta do auxiliar de Recursos Humanos que isto não se faz com ninguém. E você diz:

'Deixa pra lá. Vamos. Termine logo com isso.'

As pessoas querem ser tratadas como tratam você. Isto não é triste?

E você precisa suportar calado a carga emocional destas coisas em sua vida. E como um bom cristão deve dar ao mundo aquilo que o mundo espera dos cristãos: oração, paciência, longanimidade, paz.

Não entrei na justiça contra aquela empresa. Simplesmente, cheguei em casa e orei. E minha esposa precisou sair de seu trabalho e vir me confortar em casa. Mas em uma semana, aquele choro havia passado e tinha sido esquecido.

É o melhor a fazer com as coisas do mundo: Esquecer. Elas não edificam, não constroem, não fazem de você alguém melhor a cada dia.

Então orei... Para encontrar pessoas melhores no mundo, talvez. Para que aquelas pessoas fossem também pessoas melhores! Para que o dinheiro não subisse a cabeça e dissesse a elas que podiam fazer tudo o que poderiam, com quem quisessem, sem nunca sem importar com nada ou ninguém.


Nem sempre tudo isto é fácil de suportar. Nem sempre tudo isto será algo bom de ser
compartilhado com outros cristãos.

Por isso digo: Não mencione passagens da Bíblia de certa maneira. Porque destoará da verdade que você deve espelhar e daquilo que você deve fazer!!!

É muito fácil falar realmente da Palavra de Deus.

É muito difícil ser reconhecido como um cristão de verdade. Dar um testemunho com atitudes sobre o que é ser realmente cristão.

Porque seria muito duro você escutar verdades do tipo:

'Você é falso e não ama de verdade. Se amasse, se calaria dos pecados dos outros e lembraria que tem também pecados. E oraria pela pessoa que está agora acusando.'

'Se você passasse pela mesma coisa agiria da mesma forma?'

'Você não gosta dele. E não consegue realmente disfarçar seus sentimentos. Está desejando o seu mal. Apesar de ele poder ser um ótimo profissional, você não consegue estar perto dele e tratá-lo de maneira agradável.'

'Você está com inveja dele.'

Algumas pessoas são assim: Elas adentram o Paraíso. Vivem uma grande festa. Mas se andam pelas pessoas que estão se alegrando e vêem alguém do qual não gostam muito, em vez de ficarem alegres por a pessoa estar ali e esquecer o que se passou antes... Elas tentam retirar a pessoa daquele lugar.

Na verdade isto acontece com a nossa carne. Adentramos a casa de Deus. Estamos alegres. Nos regozijamos com outros irmãos. Mas de repente lembramos que alguém que está ali fez algo de muito ruim. E não esquecemos daquilo. E queremos nos vingar.

E aí saimos do espírito. E ai abandonamos a comunhão de alegria com Deus.

Amar o próximo pode ser muito mais importante do que amar a Deus, meus amados.

Porque as tuas atitudes representam uma grande parte daquilo que você é.

E Jesus disse que devíamos ultrapassar os escribas e fariseus na casa de Deus.
Mas publicanos e pecadores continuam sendo os primeiros a adentrar as portas do céu.

E isto, porque os cristãos nunca aprendem a amar o próximo com a si mesmo.

Estou em outro lugar hoje. A mais de seis meses. As pessoas aqui são diferentes, o comportamento é mais mundano. Mas é um outro local. Mas empregos são como relacionamentos entre namorados: você pode trocar de namorado, de namorada, sempre pensando que vai conhecer alguém melhor. Mas creia: vai encontrar as mesmas situações que já encontrou antes. E vai ser mais uma pessoa que irá conhecer você intimamente, que poderá ou não ter outras reações com gestos e ações de sua parte. É alg onovo e desconhecido. E muito não sabem o que esperar de novas pessoas.

O que faço aqui por eles é o mesmo que fazia antes: orar e esperar sempre o melhor.

Da mesma que Cristo esperava o melhor de seus discípulos. Da mesma forma que Cristo esperou o melhorde Judas, que tinha seus defeitos e suas qualidades. Mas o traiu.

O que espero para 2006 é o mesmo de antes: Que você possa ser melhor do que em 2005! Que você possa ser uma pessoa melhor, ser um cristão melhor, ser um ser humano mais humano, ser a melhor pessoa que você já foi em sua vida.

Assim como todos os dias nós tentamos ser o melhor que nós podemos ser para os outros. Porque isto é um compromisso cristão.

Dar o seu melhor pelos outros.


Então, seja melhor do que você foi em 2005!! Faça o seu melhor!! Não somente a Deus.
Mas àqueles por quem Cristo se entregou e morreu em uma cruz.

O seu próximo.


A paz de Cristo. E um Feliz Ano Novo!!



By
Manoel Leonardo


quinta-feira, dezembro 29, 2005

ESPERAR PELO MELHOR





Mais um ano está chegando ao fim. E como em todos os anos, na última semana nos lembramos de desejar Boas Festas e o melhor no ano que está começando.

Nas nossas vidas, na vidas daqueles que conhecemos.

Para alguns, é hora de parar e fazer um balanço da vida. Como foi o ano de 2005? O que consegui concretizar? O que é preciso ainda concretizar e que ficará para o próximo ano?

Temos planos maravilhosos todos os anos. Esperamos sempre o melhor a cada ano. Estamos chegando ao fim de mais um período em nossas vidas, que aprendemos a contar também em anos.


Provérbios 3:1-2 nos diz:

"Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os
meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias, e te
acrescentarão anos de vida e paz."

Como foi o nosso ano de 2005? Tivemos muitas vitórias, muitas derrotas?
Cumprimos os compromissos firmados com o SENHOR neste ano? Firmamos
compromissos com o SENHOR em 2005?

Se chegamos ao fim de mais um ano, lembremo-nos que foi graças a Ele.
Graças a sua bondade e a sua misericórdia.

Que possamos fazer um novo voto de esperança para 2006. Que possamos nos comprometer a decorar um versículo a cada mês ou a cada semana, a ler um capítulo da Bíblia a cada dia, a estudar a palavra de Deus todas as semanas. A buscar Sua presença em nossas vidas e nos fortificar em seus caminhos a cada dia.

Assim, Ele se agradará de nós e acrescentará anos de vida e paz em nossas vidas.

Casais podem se comprometer a orarem juntos em casa. A abrirem suas portas para o SENHOR para uma célula ou grupo de oração de igreja.

Filhos e filhas podem se comprometer a honrarem seu pais. E todos nós fomos filhos um dia. E na casa de Deus, continuamos a ser filhos e filhas, agora de Deus.

E o primeiro mandamento com promessa nas Escrituras é este: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolongue os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)

Deus se agrada de nós e criou este mundo perfeito e a nós para que vivêssemos aqui bons anos!!

A promessa é a mesma: "Filho, escuta as minhas palavras e serve a Deus. E você verá dias melhores!"

Você foi fiel a Deus em 2005?

Não importa se você tenha caído, tenha pecado. Ele te ama. Quer o teu melhor. Te deseja a paz e quer que você seja feli. Retorne aos Seus braços e à Sua presença hoje.

Que possamos em 2006 renovar nossos votos de nos consagrar a Deus, de seguir seus caminhos, de ouvir sua voz, de viver em harmonia.

Que renovemos a esperança de Cristo em nossas vidas. E nos nossos corações.



A paz de Cristo.






quarta-feira, dezembro 28, 2005

A INFLUÊNCIA DO MUNDO

E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram
sobre eles os seus vestidos, e assentou-se
sobre ele. E muitos estendiam seus vestidos pelo
caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e
os espalhavam pelo caminho.
E aqueles que iam adiante, e os que seguiam,
clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem
em nome do Senhor.
Bendito o reino do nosso Pai Davi, que vem em nome
do Senhor; Hosana nas alturas.
E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e tendo
visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para
Betânia com os doze. Marcos 11:7-11


Nesta passagem vemos Jesus cumprindo as palavras descrita pelo profeta Zacarias
que disse: "Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o
teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, sobre um
asninho, filho de jumenta" (Zacarias 9:9).

Imagine-se naquele dia em Jerusalém. Digamos que você estivesse vindo de Antioquia
e fosse um dos judeus que realizava a perigrinação a Jerusalém de tempos em tempos,
para celebrar a Páscoa na cidade Santa.

Você está entrando pelas portas da cidade e vê o alvorço que seus moradores fazem.
E quando pergunta: "Quem é este?" E eles respondem: "Este é Jesus. O profeta."

Imagine a alegria que seria estar ali naquele momento, vendo-o adentrar Jerusalém
e cumprir as palavras de Zacarias.

Mas do mesmo modo que vive este momento belo, você pode imaginar Satanás utilizando
este mesmo povo que exaltava Jesus em sua entrada em Jerusalém, no dia seguinte, no
pátio diante de Pilatos.

Satanás enviou os seus e reuniu os que chegaram em Jerusalém naquele dia e nada sabia
sobre Jesus, talvez. Pessoas que não estavam na recepção do dia anterior. Disse a todos
eles que era um embusteiro, um mentiroso.

Digamos que você acaba de chegar a Jerusalém naquele mesmo dia e é levado junto com
outros ao pátio para pedir a soltura de um 'libertador nacionalista, que luta contra a
dominação romana' e condenar um 'enganador que anda dizendo mentiras sobre Deus e
se auto-proclamando Filho de Deus!'.

Sentiu o drama da propaganda?

Pois Satanás fez esta propaganda em um dia. E articulou tudo muito bem e rapidamente
para condenar Jesus àquela cruz.

Dois momentos distintos de como o mundo pode ser influenciado para o Bem ou ser influenciado
para o Mal.

Somos responsáveis por esta influência. Temos a capacidade de fazer as pessoas fazerem a coisa certa ou fazerem a coisa errada, mesmo sem saberem.


Jesus se permitiu louvar somente neste momento. Em Marcos 10:32, somos informados que os
discípulos estão temerosos de estarem em Jerusalém. Os escribas e fariseus estavam decididos
a prender a Jesus.

E Jesus rumou para Jerusalém. E foi carregado nos braços do povo judeu ao adentrar a cidade.
Em nenhum outro momento Jesus permitiu ser louvado assim. Jesus sabia que este seu ato faria
com que sua morte fosse apressada.

Um conselho à noite, hora em que conselhos e reuniões do Sinédrio nunca se realizam. A pressa
em enviar Jesus a Pilatos, tudo realizado antes que a cidade acordasse e o povo percebesse o
que seus líderes religiosos estavam tramando.

A vida do Sinédrio depois da morte de Jesus não deve ter sido fácil. Eles entregaram a Jesus por inveja e por motivos mesquinhos e pessoais. Nada em seu cargo 'político' tinha haver com Deus.
Suas atitudes contrariavam o caráter do Deus ao qual serviam.

Nós somos responsáveis em nossas vidas pela posição que ocupamos. Se as defendemos bem, se somos fiéis aos nossos princípios, nada de mais realizamos. Esta é nossa obrigação.


A sua vida pode ser uma influência positiva na vida de muitas pessoas.
O seu trabalho pode representar uma influência positiva na vida de muitas pessoas.

O caráter de Deus na sua vida pode fazer da sua influência algo positivo na vida de muitas pessoas.
Ganhamos almas para Deus com nossas atitudes, gestos, ações. Mais que falar a Palavra de Deus a todo momento, seja oportuno ou não, o nosso caráter, o que somos, o que fazemos, é o que conta mais. Porque somos formados pela soma do que somos e do que fazemos. Não por aquilo que dizemos somente.

Medite sobre estas coisas.


Como tem sido sua vida?
Você tem sido realmente aquilo que diz? Tem feito exatamente aquilo que seu caráter espelha?

Dizer uma coisa e fazer outra coisa é estar a favor do mundo, não de Deus.




A paz de Cristo.

terça-feira, dezembro 27, 2005

LUGAR INFELIZ!!!!


Infeliz a nação cujo rei é uma criança.

Eclesiastes 10:16


Vocês sabem como uma criança se comporta quando não gosta de alguém?

Implica com a outra criança o tempo todo. Se vinga. Reage de modo carnal e próprio de um ser humano destituído de Deus. Decide baseado em suas emoções.

Chama o pai ou a mãe da outra criança e diz o que ela ou ele anda fazendo de ruim e tem certeza de que a outra levará um ralho e será chamada a atenção. Quando isto acontecer, ela estará alegre e dirá: "Bem-feito!"

Há inúmeras pessoas agindo assim no mundo. São líderes, chefes de setores, pessoas responsáveis por outras pessoas, pessoas que a todo momento tratam as outras como se nunca fossem precisar delas, "porque tenho dinheiro", "porque sou eu quem manda aqui", "porque não dependo de você pra nada".

É com este tipo de pessoas que nós temos que tratar algumas vezes no mundo. Totalmente destituídas da presença de Deus. Sem se importar com os sentimentos alheios ou se a outra pessoa é alguém, um ser humano de carne e osso.

Quem age assim não cumpre o propósito de Deus que diz: "Ama ao teu próximo com a ti mesmo".

Mas elas dão uma chance muito grande ao verdadeiro cristão de praticar aquelas outras palavras de Jesus: "Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem" (Mateus 5:44)

Exercitar isto pode ser muito difícil quando você esta passando por estas situações.


Mas tente.


Procura evitar lembrar de coisas como: "Dor de barriga não dá duas vezes. Você vai voltar a precisar de remédios" , "Eu te pego na volta. Amanhã é outro dia", "Você não precisa de nada, mas até quando terá a sua saúde?".

O mundo gosta de se vingar.

Mas Deus diz: "A vingança é minha, diz o SENHOR."


Arrebanhar as almas pode ser uma missão bem complicada quando perseguem você sem motivo. Quando te odeiam sem causa. Quando dizem a todo momento o mal contra você. Há uma coisa muito boa reservada a você. E estas perseguições dizem que o inimigo está fazendo todo o possível para que isto não chegue até você.


Então, procure não cair.


A paz de Cristo.













segunda-feira, dezembro 26, 2005

O PREÇO DA TRAIÇÃO

Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes,
foi ter com os príncipes dos sacerdotes.
E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei?
E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
E desde então buscava oportunidade para o
entregar. Mateus 26:14-16


Judas devia ser uma pessoa maravilhosa.

Era o tipo de pessoa ao qual você poderia entregar uma soma
em dinheiro para realizar um evento.

Ele administraria muito bem a quantia, o evento se realizaria e
todos ficariam satisfeitos. Mas uma parte do dinheiro entregue a
ele, seria destinado a ele mesmo.

Judas era muito apegado à dinheiro e gostava de estar próximo a
Jesus porque Jesus era importante.

Além de ser apegado a dinheiro, Judas era aproveitador e poderia
ser tido como um perdulário. Daquele tipo de pessoa que "puxa o
saco" do chefe para subir a uma posição mais elevada aos seus olhos.


Judas tinha estes defeitos. Mas tinha seus pontos positivos. E foi por
ter fé nestes pontos positivos, em seu senso de organização, nas coisas
boas que ele podia fazer com os dons que tinha (afinal, administrar dinheiro
não é uma tarefa fácil para qualquer um) que Jesus entregou a ele o cargo
de ser tesoureiro do grupo.

Jesus trata conosco com os melhores dons que temos. Ele espera que nós
façamos o melhor com estes dons. Tem fé em nós. Como espera que nós
tenhamos fé Nele.

Judas desfrutava da companhia amiga de Jesus. Mas trocou tudo isto por seu
desejo de ganância. Trocou a amizade que tinha com Jesus por uma coisa tão
insignificante: dinheiro.

Com Jesus, ele tinha acesso a vida eterna.

Nós, quando aceitamos a Jesus, temos a felicidade de nos tornarmos seus amigos.
Escutamos verdades que somente nós sabemos, porque somos seus amigos. "Vós
sereis meus amigos se fizerdes aquilo que vos digo", disse Jesus.

Cada um dos apóstolos desfrutava da companhia íntima de Cristo. Sabiam onde ele
iria estar no dia seguinte, onde iria repousar. O que faria amanhã. Judas se aproveitou
desta amizade para entregar o Mestre ás pessoas que o odiavam e queriam o seu mal.

Como você se sentiria se agissem assim com você?

Quando aceitamos a Jesus, podemos fazer parte deste círculo de amizade. Sabemos
de coisas que Deus revela somente aos nossos corações. Ele fala à nós, como se
falasse a seus discípulos, a quem chamava agora de amigos.

Judas perdeu este contato. Traiu seu Mestre. Perdeu este direito.

Jesus habita em nossos corações e quer que cultivemos esta amizade: lendo a Bíblia,
intercedendo em orações uns pelos outros, amando o nosso próximo. Não nos aproveitando
desta amizade para nosso benefício próprio, mas sim para glorificar a Deus e fazer seu Nome
conhecido na terra. No momento em que perdemos este foco, saimos da presença de Deus,
e nos tornamos um pouco parecido com Judas e sua história triste. É tão bom ter amigos,
viver em comunidade, em união com outras pessoas. É tão triste deixar as pessoas sozinhas
ou entregues a si mesmas.

O preço da traição de Judas foi a perda do contato com Cristo. A perda da intimidade.
A perda de conhecer a Deus mais profundamente. Ele era amigo pessoal de Deus.
Desfrutava de sua companhia. Mas não atentou para isto.

E trocou a Deus por trinta moedas de prata.

Você tem sido amigo de seus amigos?

Todos nós temos defeitos. Se seus amigos tem defeitos, eles são humanos. Amá-los
em Cristo é um dever seu como cristão. Cada um dos discípulos de Jesus tinha
defeitos.

Mas Jesus amou a cada um deles indistintamente.

Não devemos nós fazer o mesmo?



A paz de Cristo.