O que há de interessante neste dia

sexta-feira, outubro 14, 2005

AMOR x PAIXÃO

Todos os anos acontece a OFICINA DO NAMORO, promovida pela
igreja Batista da CHAPADA, em Manaus. O local do evento pode variar
de ano para ano.

Estes são alguns quitutes dessa oficina. Acredito que já tenha postado aqui anteriormente,
mas é sempre bom repetir. Afinal, nunca é demais relembrar boas coisas.

Fábulas sobre o Amor

  • Primeira Fábula: Amor é um sentimento


Verdade: Amor é uma decisão, não um sentimento. Efésios 5

  • Segunda Fábula: Amor é um relacionamento físico

Verdade: Você só pode amar quem conhece profundamente.
Relacionamento físico é oriundo de um amor único e exclusivo para uma só pessoa.

  • Terceira Fábula: Amor acontece à primeira vista.

Verdade: À primeira vista só vê a aparência. DEUS vê e quer que você veja o interior da pessoa. Não só o exterior.

  • Quarta Fábula: Amor é romance sem fim.


Verdade: Amor tem seus momentos românticos. ROMANCE é coisa que se aprende.


PAIXÃO é diferente de AMOR VERDADEIRO


A PAIXÃO é rápida. O AMOR VERDADEIRO é lento.

A PAIXÃO sobe e desce. O AMOR VERDADEIRO é constante.

A PAIXÃO quer sexo! O AMOR VERDADEIRO quer esperar!

A PAIXÃO sobe e desce. O AMOR VERDADEIRO é constante.

A PAIXÃO é apaixonada por paixão! O AMOR VERDADEIRO é apaixonado pela pessoa!

A PAIXÃO toma! O AMOR VERDADEIRO dá!

A PAIXÃO diz: "COMO VOU?"; O AMOR VERDADEIRO diz: "COMO VAI?"

A PAIXÃO não quer enfrentar! O AMOR VERDADEIRO vê a necessidade da outra pessoa!

A PAIXÃO sente ódio e angústia nos momentos difíceis. O AMOR VERDADEIRO procurasolucionar...

A PAIXÃO não come nem bebe! O AMOR VERDADEIRO tem perspectiva.

A PAIXÃO só namorou você. O AMOR VERDADEIRO namorou várias, mas ESCOLHEU VOCÊ!

A PAIXÃO é centrada em si mesma. O AMOR VERDADEIRO é outro-cêntrico. Só pensa no outro.

A PAIXÃO tem ciúme! O AMOR VERDADEIRO permite outros relacionamentos.



A paz de Cristo.

quinta-feira, outubro 13, 2005

O COCHICHO DE DEUS...


Ó Deus, não estejas em silêncio; Salmo 83:1

O jovem tinha perdido o emprego e estava meio perdido. Ficou sabendo de um velho senhor dito como muito sábio por suas palavras sempre conscientes. Então resolveu ir encontrar-se com o velho senhor.

Ao encontrá-lo, o jovem cerrou os punhos e disse em alta voz:

- Implorei à Deus para que dissesse algo para me ajudar. Diga-me, por que Deus não me responde?

O velho senhor sentou-se calmamente à sombra de uma árvore próxima e falou algo em resposta - algo tão silencioso que era inaudível. O rapaz se aproximou um pouco mais e perguntou, em voz normal:

- O que foi que o senhor disse? O velho senhor repetiu, mas novamente num tom muito baixo, como um cochicho. Então o rapaz chegou ainda mais perto e se inclinou em direção ao senhor.

- Me desculpe, ele disse calmamente. Eu ainda não consegui escutar. Com suas cabeças muito próximas, o velho e sábio senhor falou mais uma vez:

- Deus, às vezes, cochicha, então precisaremos estar bem perto dele para ouvi-lo. Desta vez o rapaz escutou e entendeu.

Todos queremos a voz de Deus como um trovão pelo ar como resposta à nossos problemas. Mas a voz de Deus, na maioria das vezes, nos vem baixinha... um suave cochicho. Se eu estiver próximo Dele o suficiente, eu escutarei, entenderei e encontrarei minha resposta. E melhor ainda, me acharei perto de Deus.

(Autor Desconhecido) - Grupo 1BOM DIA

Talvez não estejamos escutando realmente o que Deus deseja nos dizer. Estamos preocupados demais. Com nossas vidas, com as coisas do ministério, com o nosso trabalho. E esquecemos de orar, de pedir ajuda a Ele em nossos problemas. No nosso dia-à-dia. Estar mais perto de Deus pode significar para nós ler a Bíblia, orar e dedicar um tempo maior de atenção a Ele diariamente. Pedir a Deus por aqueles que nos cercam e por aqueles que nos perseguem.

Você tem conversado com Deus diariamente? Tem ouvido sua voz?

Ou precisa chegar muito, muito perto para que possa escutá-Lo?

A paz de Cristo.





terça-feira, outubro 11, 2005

ARMADO COM A PALAVRA DE DEUS

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é
provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Salmo 18:30


Já fui perguntado duas ou três vezes nesta semana em como darei meu voto acerca do referendo sobre desarmamento, do próximo dia 23 de outubro de 2005. Como cristão, sequer tive tempo de olhar atentamente os jornais e telejornais para saber do que realmente isto se tratava, e respondia de uma maneira brincalhona: "Acredito que vou voltar que sou contra. Afinal, ensinamos na EBD às crianças que a Bíblia é uma espada e que elas devem
trazê-la todos os domingos à igreja. Se votar a favor, vou estar indo contra aquilo que falo nos domingos."


Brincadeiras à parte, devemos levar à sério este referendo. Por isto, parei um instante para ler hoje atentamente do que se tratava. Vocês podem fazer uma pequena busca sobre o assunto no Google ou no Cadê e encontrar muitas explicações, e aqui sugiro um link sobre porquê votar não:

http://www.monfort.org.br

Neste caso, o referendo está tratando diretamente da comercialização de armas. E se votarmos todos
Sim acontecerá que nenhum cidadão possivelmente poderá ter armas de fogo em casa. Elas serão proibidas e somente as empresas de segurança, entre outras, terão acesso a armas e munições no país.

Se você votar Sim e no futuro for envolvido em uma briga e disparar uma arma, será preso por porte ilegal de arma. O voto Sim irá favorecer o comércio ilegal de armas no país, que provavelmente irá aumentar se elas forem proibidas de serem comercializadas. Então, é importante entender porque votar Sim e porque votar Não.

Mas quero chamar a atenção para outro fato. Semana passada uma moça foi morta nos Estados Unidos. Uma brasileira. Não recordo agora seu nome. Mas o caso foi que seu namorado, um portoriquenho, era tido por muitos no condomínio como de caráter problemático. A moça conversava com uma amiga. Este rapaz apareceu e deu um tiro nela.

A moça morreu.

Naquela mesma semana, o estado da Flórida, local onde ocorreu este crime, aprovou uma lei estadual que dizia que se você julgasse alguém ameaçador a você, podia atirar nele. Pura e simplesmente. Vários outdoors foram espalhados pelas fronteiras do estado. Eles recomendavam que aqueles que estavam entrando no estado não fizessem movimento bruscos, não falassem, nem revidassem caso fossem abordados por cidadãos do estado.

Uma lei como essa dá a liberdade de alguém zangado, como o namorado da brasileira, chegar e dar um tiro em você. E ainda sair livre, pois está na lei do estado. De modos que não entendo como uma lei como esta irá ajudar os moradores do Sunshine State. Você pode levantar mal-humorado, ir até o quintal. Seu vizinho faz uma piadinha qualquer sobre você e sua cara de bobo. Você não gosta. Volta e dá um tiro nele. Depois vai a juízo e diz: "Ele me ameaçou."

O mundo é capaz de causar grandes disparidades algumas vezes. Podemos ver como caminhamos para a destruição. Como leis absurdas podem ser aprovadas. Talvez alguns no estado da Flórida tenham se aproveitado da aprovação desta lei para não serem mais importunados por gente ameaçadora. Mas talvez ela também possa ser utilizada contra muita gente inocente. Talvez tenham votado sem entender realmente do que se tratava este assunto.

Sabe, eu planejava levar meu filho à Disneylândia em dois anos. Não conseguiria levar minha esposa para um dos cruzeiros promocionais da Flórida. Mas sim. Faria um esforço de levar meu filho. Agora a coisa vai ficar meio difícil. Como sou meio pavio curto, se esquentar com o cara do cachorro-quente porque ele colocou mostarda em vez de katchup devido ao meu péssimo inglês, posso levar um tiro.

A lei da Flórida reduziu as restrições sobre a "legítima defesa". A lei prevê o direito da pessoa disparar para se defender, inclusive em lugares públicos se, porventura, perceber a existência de um perigo. Várias ONG´s estão distribuindo panfletos pelo estado. E protestando.

Devemos também ter atenção sobre o que está ocorrendo no Referendo da semana que vem em nosso país. A lei também pode ser absurda e proibir que pessoas de bem possam se defender tendo a posse de uma arma quando a mesma se fizer necessária.

Somos cristãos. Mas não sejamos bobos. Tenhamos o cuidado de ler as coisas antes de dizer Sim e Não. Afinal, lemos a Bíblia sem parar, não é mesmo? E lemos para nos alimentar espiritualmente, entendendo o que está escrito e interpretando seus ensinos.

Façamos o mesmo com a pergunta que nos fazem agora.


A paz de Cristo.

segunda-feira, outubro 10, 2005

NOVAMENTE O PERDÃO

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim,
e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43:25


Apontamentos da aula de Princípios de Vida.

Uma vida de sucesso como cristão deve tentar obedecer cinco princípios básicos:

a - o princípio da consagração a Deus;
b - o princípio do estudo e do conhecimento da palavra de Deus;
c - o princípio da auto-estima;
d - o princípio do uso do perdão;
e - o princípio do reconhecimento da autorida.

d - O princípio do uso do perdão


-> Se você diz que ama a Deus e odeia o seu irmão, Deus diz: "Meu amor não está em você."
-> A principal lei que o homem tem que viver é a Lei do Amor.
-> Devemos fugir do pecado. Procurar ter uma vida de comunhão com Deus. Dessa forma, você não fará nada que desagrade teu irmão e vai pensar no outro (seu próximo)

-> Você não será egoísta, pensando só em si. Eu estou bem, o outro que se lixe! Não. Se tenho que estar bem comigo, meu irmão tem que estar bem com ele.

Qual a forma de cumprir a lei do Amor?

A principal prova de que cumprimos esta lei é quando uso o versículo do perdão.

Quando não perdoamos, nós pecamos; Não cumprimos a Lei do amor. Firo ao próprio Deus. Não foi fácil pra Jesus subir naquela cruz. Ele não tinha culpa alguma. Eram os pecados dos outros. Lembra-se da parábola do servo que devia milhões? Seu senhor o perdoou e ele saiu dali e prendeu um conservo seu que lhe devia um mês de trabalho. Você não perdou, né? Vocë devia muito mais pra mim e te perdoeei, né? Você podia ter perdoado o outro.
Na verdade, a gente não quer ser irmão um do outro. A gente quer mesmo é ser juiz. E a gente ainda tem aquele negócio de ser juiz e julgar bem-feito!!!

Deus sabe o quanto é difícil pra nós perdoar!! Não é fácil exercer o perdão!!!

O amor de Deus é diferente do amor humano. Nós amamos os que nos amam. Não sabemos oferecer amor àquela pessoa que vem te esbofetar todos os dias. E é justamente isto que Deus nos pede para fazer. O sobrenatural no mundo é quando você perdoa o que te fez mal por querer fazer!!

David disse claramente: "Se alguém que me feriu fosse algum estranho! Mas era tu. meu irmão, que se sentava à mesa comigo. Tu me traiste".

Quantos já não ouviram histórias de pessoas que se sentiram magoadas por ações de outras dentro da igreja? Se o irmão me machuca, eu não venho mais pra igreja. Quem já não viu gente assim? Enquanto aqui, neste mundo, somos passíveis de erros. Uma pergunta: A quem devemos com certeza entregar nossa confiança?
A gente vê pessoas no mundo às vezes destilando veneno. Às vezes é em casa, às vezes é no trabalho. Não queiram conhecer área mais mesquinha de trabalho do que o serviço público. Há pessoas que fazem de tudo pra subir, mesmo que seja por cima de outras. Os transgressores da mesma maneira Deus os perdoa. O maior beneficiado do perdão somos nós mesmos. Cada vez que alguém faz algo pra te machucar, fica uma ferida em você. Uma ferida na alma. E pode aumentar o buraco, por causa do orgulho e do não perdão. Às vezes a coisa acontecem com a gente com uma outra pessoa e a gente desconta em alguém que não tem nada a vez. A coisa não foi com a Talita, foi com o Júnior, e pelo fato de a Talita agir como o Júnior agiu comigo, dou uma retranca na Talita porque lembro, com ódio e sentimentos, do que o Júnior fez comigo.

Se você fica com mágoa no coração você não consegue sentir o amor de Deus por você. E aí você perde o foco da
sua auto-estima e transgride a Lei do Amor de Deus. Nós pensamos: "Se Deus permitiu que a pessoa me ofendesse, então Deus não me ama. É porque Deus não me quer!!"

Devemos tentar ter a consciência de que a pessoa nos ofendeu e pode ofender e perdoar!!!
Mas nós dizemos: "Tá vendo como ela vem comer na minha mão?" Esperamos para dar o troco sempre.
Perdoar é uma coisa muito difícil!!!
Quando temos feridas de amargura, temos buracos dentro de nós e não é fácil. Você não vê estes matinhos que tem no seu quintal? Você precisa arrancar este mato e dar um forte puxão. E fica aquele buraco enorme. Daí você vai lá, pega terra e tapa o buraco. Assim se dá conosco. Não é fácil arrancar os matos e sarar! Não é fácil tapar o buraco deixado por uma ferida feita por alguém em nós!!!
Se estamos próximos da pessoa que causou esta mágoa, esta ferida, parece que tudo o que ela faz irrita, tudo aborrece!!! Até a voz!!!

O perdão é o princípio básico e mais importante da Lei de Deus. Perdão não é um sentimento!! "Olha, hoje estou sentido que posso te perdoar. Lembra aquilo que você me fez?" Não é assim.

Perdão é uma decisão.

Deus nos deu uma ordenança: perdoai aos homens as vossas ofensas. Perdoar não é um sentimento.
Às vezes, é difícil mesmo. "Senhor, eu quero perdoar! Eu não estou enxergando o foco, não vejo, mas quero perdoar!!"

Quando nós não perdoamos, sentamos na cadeira do juiz. E a cadeira do juiz não é nossa, mas é de Deus.
Quando você realmente perdoa, pára de lançar a culpa em cima do seu ofensor. Você decide perdoar. O que Deus diz que faz com os nossos pecados? Ele lança no mar do esquecimento. Lança no mar e não lembra mais!! Deus não guarda uma roupa de mergulho para ir até o mar recuperar as ofensas cometidas contra nós.
Posso até lembrar da ofensa que me fizeram, mas não traz mais mágoa. Eu esqueço.

Mas nós sempre nos lembramos dos pecados dos outros contra nós. E isto é mais grave no casamento.
'Tá vendo? Desde 1960 você faz isso comigo!"
Não perdoou uma única vez sequer. Sempre relembra.

Nós não dizemos que as águas passadas não removem moinhos? Contudo, queremos fazer uma represa com
os pecados que os outros cometem conosco!!
Não devemos ter ressentimentos contra nossos ofensores. Devemos tentar amá-los.
Jesus não teve ressentimento de nós. Ele nos perdoou. Os pecados não eram Seus.
Por acaso, depois de aceitar a Jesus, nós vivemos sem pecados? Não.
Mas todos os dias devemos passar revista de nossas vidas diante de Deus.
Perdoar significa:
1) Parar de culpar alguém por alguma ofensa;
2) Não ter ressentimentos contra o ofensor;
3) Cancelar ou anular uma dívida;
4) Não se lembrar, esquecer das ofensas.
Temos que estar sempre liberando o perdão.

Não devemos dizer: "Eu perdoei, eu perdoei. Mas se fizer de novo..."
Isto é errado. Você, como cristão, tem que estar sempre liberando perdão. Sempre!
Esquecemos do que Deus disse através de Isaías: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro" (Isaías 43:25).
Porque se Deus se lembrasse de todas as nossas transgressões, há muito tempo já teria jogado uma bomba aqui e não haveria mais ninguém e mais nada.

Mas alguns ainda dizem: "Eu acho que o meu pecado é tão grande que Deus não é capaz de me perdoar!"
Ser cristão é sempre estar perdoando. É sempre estar oferecendo perdão. Porque nós sabemos o quanto Ele nos perdoa. E Jesus não só nos perdoa, mas nos capacita a perdoar. Cada situação que enfrentamos pode nor levar a praticar o perdão. E se somos ofendidos e perdoamos, Deus talvez nos ensine algo bom e talvez nunca mais enfrentemos aquela situação novamente em nossas vidas. E se enfrentarmos novamente, já saberemos como vencê-las. Porque aprendemos alguma coisa na última experiência que passamos.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. I João 3:9

Você sabe o que o pecado faz conosco?
Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido
em todo o dia. Salmo 32:3

O pecado nos paralisa. Nos torna imóveis.
Faça um lista. Coloque em uma coluna o nome das pessoas que você ofendeu. Em outra coluna, o nome das
pessoas que ofendeream você. Ore por cada uma delas. Se puder, tente pedir perdão.


A paz de Cristo.