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sexta-feira, julho 07, 2006

OBRAS ESCONDIDAS

Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão
escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. Eclesiastes 12:14



Salomão escreve todo o livro de Eclesiastes e termina com o texto acima, uma declaração
clara e direta a respeito não apenas da realidade do juízo, mas que este envolve nossas
obras. Mesmo "as que estão escondidas".


É evidente que Salomão não foi o único a falar de um juízo pelas obras. Jesus foi muito explícito
em Mateus 12:36 e 37 quando disse que "de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela
darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras,
serás condenado". Pedro também é claro: "Se invocais como Pai aquele que, sem acepção de
pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa
perigrinação" (1 Pedro 1:17). Paulo, também, entendia a realidade de um juízo pelas obras:
"Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um
receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo" (II. Cor. 5:10). João, no
Apocalipse, também escreve de um juízo pelas obras: "Vi também os mortos, os grandes e os
pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da
Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados segundo as suas obras, conforme o que se achava
escrito no livro (Apoc. 20:12).


Que outros textos da Bíblia você pode achar, como nas parábolas, falando tão claramente sobre
um juízo pelas obras?


Por que é tão lógico existir um juízo pelas obras? Quando você pensa em todo o mal que foi feito
neste mundo, como Deus poderia ser justo se não houvesse esse juízo? Nas linhas abaixo, escreva
por que é importante, especialmente no contexto da Teodicéia (o reconhecimento da bondade e
justiça de Deus, apesar da existência do mal), existir um juízo pelas obras. Esteja preparado para
comparar suas respostas com a classe.

(...)

A recompensa está com Ele

Com base em Mateus 22:1-13, responda às seguintes perguntas:

a. O que significa a imagem do casamento? (Veja também Isa. 62:5; Osé. 2:19; Mat. 9:15
e Apoc. 21:2)


b. Que significado existe para o fato de que uma pessoa que aceitou o convite enfrentou o juízo?


c. Qual foi o destino do homem que, depois de ser examinado, foi encontrado sem vestes nupciais?
O que esta parábola também ensina é que existe um tipo de juízo antes da execução da setença. Afinal,
até mesmo nos tribunais humanos, com que freqüência uma sentença é executada antes que uma inves-
tigação leve a juízo? Apocalipse 22:12, em que o Senhor diz que quando voltar, trará consigo o "galardão",
também sugere um juízo anterior (por que o galardão já estaria com Ele se não houvesse algo anterior
que determinasse quem deveria recebê-lo?). II Coríntios 5:10 permite entender que haverá um reconheci-
mento antes de uma recompensa ou castigo final, de forma que "cada um receba segundo o bem ou o mal
que tiver feito por meio do corpo". Esta idéia também é encontrada em Daniel 12:1, onde os que foram
achados no livro da vida são libertos.
Qualquer juízo de acordo com as obras supõe um cômputo dessas obras antes da execução da recompensa
ou castigo que essas obras merecem, tenha esse juízo ocorrido cem anos ou cem segundos antes que a
punição ou vindicação seja executada. A recompensa ou punição tem lugar na segunda vinda. Portanto,
deve haver algum tipo de cômputo ou juízo antes que ela aconteça.


Extraído de
http://www.advir.com.br/es/

A paz de Cristo.