O que há de interessante neste dia

quarta-feira, junho 27, 2007

SEJA DISCRETO

27 de junho Quarta-feira


Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a

mulher formosa que não tem discrição. Prov. 11:22.

O provérbio de hoje não se refere exclusivamente à mulher. O tema do texto é a falta de discrição no ser humano.


A palavra original para discrição é Tã’am, que significa sabor. O homem ou a mulher sem discrição é como a sopa sem sabor. Ninguém a quer e, se alguém a aceita, é só por necessidade. Apenas a suporta.

A figura que Salomão usa é pitoresca.


Feche os olhos e imagine uma porca tentando ser bonita, com uma jóia de ouro no focinho. Continua sendo porca. O seu problema não é a falta ou a sobra deste ou daquele adorno.
O seu problema é ser porca.

Quando eu era pequeno, ouvia meu pai dizer: “Quem nasceu para ser porco será sempre porco.”


Esta é uma verdade natural. A ciência não inventou nem descobriu alguma maneira de fazer com que o porco deixe de ser porco.

Mas no reino de Deus existe algo que a ciência não pode explicar: os milagres.

A Bíblia fala do milagre da conversão como a mais marcante das realidades. Se existe algo que o porco não pode ter é discrição e bom senso virtudes que tornam uma pessoa atrativa. Mas a Bíblia afirma que qualquer ser humano que se aproxima de Jesus e O busca diariamente recebe dEle sabedoria.

Conheci pessoas de personalidade horrível.


Ninguém as aceitava, não tinham amigos e, embora prósperos financeiramente, eram vazios e solitários. Um dia, essas pessoas se encontraram com Jesus, O aceitaram como seu Salvador, e aconteceu algo que ninguém pode explicar. Parecia uma metamorfose, um processo de transformação inacreditável.

O apóstolo João é um deles. Ele chegou a Jesus como o filho do trovão, e no convívio com o Mestre se transformou no discípulo do amor.

Está você feliz com o seu jeito de ser? Acha que existe algo que deve mudar? Vá a Jesus, permaneça com Ele, procure-O todos os dias e se surpreenderá com a transformação que acontecerá em sua vida.


Sem Jesus, a pessoa formosa será “como jóia de ouro em focinho de porco”.

Meditações Diárias - Janelas para a Vida pastor Alejandro Bullón

A paz de Cristo.

terça-feira, junho 26, 2007

CONTENDAS - II

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. 1 Coríntios 5:7-13

Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir,
e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. Filipenses 1:23-24

Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?
Quanto mais as coisas desta vida! 1 Cor. 6:3 (versão NVI)


Você possui um vizinho beberrão.

E dia após dia ora a Deus para que este vizinho venha a encontrar a Cristo, a conhecer o Senhor. Além das orações, você se esforça para manter um bom relacionamento com este vizinho e influenciá-lo de alguma forma para chegar aos caminhos de Deus.

Você consegue levar essa pessoa à sua igreja. Consegue fazê-la participar de alguns cultos. Digamos que esta pessoa se converta e você fique na maior alegria. Então, essa pessoa começa a tentar crescer espiritualmente. Após algum tempo de progresso essa pessoa cai, influencia pelo pecado.


Após este tempo você até que está triste. Mas alguém na igreja chega para tentar incentivá-lo e diz: "Pelo menos você fez a sua parte. Esse não vai mais para o inferno porque você anunciou a ele a palavra de Deus." E a pessoa sorri. Digamos que nesse momento em vez de sorrir você ache o comentário ruim e mau colocado. Afinal, a esperança em Cristo é uma coisa MUITO BOA. Você gostaria que seu vizinho pudesse compartilhar ALGO BOM que você descobriu.

Paulo era realmente um pregador maravilhoso. Até mesmo corajoso em muitos momentos. Ninguém pode negar o quanto suas cartas inspiram, motivam e levam cristãos ao crescimento espiritual pela meditação e pela observação de muitos dos preceitos por ele incentivados a adotar.


Você precisa ser corajoso para fazer aquilo que nenhum dos outros apóstolos de Cristo declarou como certo: o alcance da coroa da justiça. Nossa salvação depende com certeza de Cristo. Mas Deus terá misericórdia de quem lhe aprouver ter misericórdia. E é com temor
que recordo-me das palavras do próprio Jesus Cristo de que muitos o chamarão de Senhor, Senhor, mas ele lhes dirá que nunca os conheceu. Então, a lembrança da humildade para Deus é sempre importante. O presumir qualquer coisa para Deus revela falta de humildade e até falta de temor.


No entanto, como cristãos, devemos ver essas coisas com olhos espirituais, de fé. São belas palavras, mas que com uma visão somente humana, chega a ser dúbia, não é mesmo??

Estar vivo para Paulo, ele mesmo disse, parecia até melhor que morrer. Um certo apego de vida do apóstolo na hora de sua morte, parece denotar que ele estava satisfeito com a "vida" que levava, embora ela contivesse sofrimentos. E por esta mesma carta, perece que podemos antever que o apóstolo teme a morte e quer continuar a viver ainda. Se apegar as coisas desse mundo parece perigoso.


No entanto, como cristãos, devemos ver essas coisas também com olhos espirituais e enaltecer a fraqueza do grande pregador diante da morte. Esqueça as coisas dúbias, porque elas devem ser esquecidas. Concentre-se no lado espiritual. Veja o bem em todas as coisas.


Mas são exatamente os momentos de dualidade que serão utilizados em alguns momentos dentro de igrejas para tirar o irmão que não se emenda e que um certo grupo ama. Será em um momento em que o pastor, um membro, um colega de ministério se esquecerá de ver o bem, verá o mal, e citará essa ou aquela passagem contra um irmão, uma irmã que cometeu alguma falta, algum delito ou que simplesmente errou por ignorância.

Exatamente nesses momentos, Jesus será esquecido, a passagem da prostituta oculta, e somente se terá o relevo do que Paulo "disse" e que pode ser utilizado neste momento contra o irmão, irmã, novo convertido, jovem, criança, pastor, enfim, contra quem se deseja atingir.

Ora, devemos lembrar de nos edificar constantemente. Fazer isso em amor deve
ser lembrado diariamente. A igreja deve procurar crescer a cada dia.

Como atrair então pessoas que tiramos da sarjeta, do vício, da bebida, das
drogas se fazemos distinção entre elas e nós com o passar do tempo dentro
das igrejas??

Usamos as palavras de Paulo como pretexto para isso seguidamente!!!

Nos julgamos cheios de entendimento, cheio de amor, zelosos da igreja!!!

Concordamos com o joio quando isso acontece, rimos juntos, ficamos na igreja, não corremos atrás de recuperar ou até orar por aqueles que nos conheceram, estiveram entre nós e sairam.


As coisas que Paulo diz em muitos momentos podem ser usadas para o BEM, mas servem muito também para justificar o MAL que cometemos em nossos lares cristãos, as igrejas.

Algumas incentivam à falsidade, porque orientam alguns irmãos a não dizer certas coisas com medo de serem punidos ou excluídos da comunhão. São tendenciosas e parecem favorecer em certos momentos a formação de "panelinhas", gente com mais compromisso "espiritual" e com a "obra" do que o resto da congregação.

E nesse momento começamos a ver a formação de um grupo social distinto dentro da igreja. Nesse momento, lembramos que a "casa" possui utensílios de barro, de pedra, de honra e de desonra (2 Timóteo 2:20). E usamos essa passagem para justificar sua existência.

Como incentivar os utensílios a permancerem na casa, se muitas vezes
usamos a própria Palavra de Deus para lembrar do seu lugar
e até para feri-los??

Paulo se recusou a perdoar João Marcos. Para ele, faltava algo a aprender ainda sobre perdão. Paulo escreveu cartas maravilhosas, é maravilhoso refletir em fé e tentar seguir os princípios de Deus da maneira como ele tão brilhantemente descreveu. Mas Paulo era um ser humano, alguém que tinha suas falhas, tanto de caráter como de relacionamentos. Endeusar alguém é cometer pecado contra Deus e isto está descrito tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.

Muitas das coisas que Paulo ensina podem ser confrontadas com as palavras de Jesus e perderem o sentido e o foco. Quando me lembro que Jesus gostava de estar entre os doentes e os pecadores, quando me recordo de que Jesus ensinou seus discípulos a serem humildes, a amarem-se uns aos outros e comparo com o que Paulo diz sobre pureza cristã, sobre lançar fora as pessoas, sobre ter a certeza de uma salvação em Cristo que depende de Deus, me pergunto se a igreja que Pauloi maginou não promove mais desigualdades que igualdades entre seus membros. Me pergunto se Deus gostaria realmente que a igreja fosse do meu jeito, sem depender Dele em coisa alguma, sem esperar que Ele edifique o corpo, que Ele a mantenha aberta na medida em que os trabalhos vão sendo realizados, que Ele a oriente, que Ele a mantenha.

É bom refletir nas escrituras e na Palavra de Deus.

Mas é bom seguir sempre o princípio de que até o melhor dos pastores comete
erros, não é perfeito, é um ser humano.

Antes de defender as coisas que Paulo escreveu, as coisas que Paulo ensinou,tente também ver o homem por trás dos escritos e ver-lhe também as falhas. Afinal, Paulo tinha um espinho na carne e era humano como eu e como você!!!

É bom lembrar o que Paulo tão bem retratou acerca de si mesmo:

Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores,
dos quais eu sou o pior. 1 Timóteo 1:15

Sábios seremos se a todo momento fizermos isso.


A paz de Cristo.

segunda-feira, junho 25, 2007

CONTENDAS

E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. Atos 15:36-41


Domingo à noite.

A igreja está lotada e mais uma vez o pastor aproveita a oportunidade para fazer o apelo e para incentivar os presentes a sempre estarem ali aos domingos, a se reconciliarem com Deus, a estarem unidos em família. O pastor fala do amor entre irmãos, do quanto ele é importante, do quanto precisamos estar junto para a honra e glória de Deus.

Toda igreja é formada por pessoas.

O material mais precioso que toda igreja possui são as pessoas. São as pessoas que FAZEM as igrejas. São elas o motivo principal da existência da igreja.
Em nosso pequeno trecho das Escrituras de hoje, vemos Paulo e Barnabé discutindo pela companhia de um outro irmão.
Notem que as escrituras dizem que Barnabé aconselhava Paulo.

Não uma, mas diversas vezes, escutei pastores, irmãos e irmãs defendendo e falando acerca do fato de Paulo estar certo, porque João havia abandonado a obra anteriormente (Atos 13:13).

Paulo não queria aceitar Marcos desta feita porque ele já os havia abandonado anteriormente.
Vamos parar um pouco para analisar o caso do ponto de vista de Barnabé.

Barnabé estivera com os apóstolos de Jesus. Conhecia Pedro, Felipe, Tiago, irmão de Jesus. Barnabé introduzira Paulo de Tarso entre os cristãos de Jerusalém depois de sua conversão, quando todos estavam olhando Paulo de modo desconfiado. Barnabé era um missionário a mais tempo que Paulo. Barnabé com certeza via em João Marcos qualidades que eram necessárias para o trabalho missionário e que seriam úteis em qualquer viagem que empreendessem.

Barnabé deixaria de defender João Marcos neste caso?

Por certo que não! Ele defendera Paulo anteriormente, apesar de Paulo ao que parece ter-se esquecido deste fato. Quais seriam as razões de João Marcos tê-los abandonado? Quais seriam as razões de Paulo não aceitar a João Marcos? Ora, não sabemos. Mas lendo as Escrituras, podemos saber algo a respeito do caráter de Paulo e do caráter de Barnabé.

Todo cristão sempre deve estar pronto a perdoar faltas alheias. Sempre deve estar pronto a trazer novamente para o seio da igreja àqueles que se afastaram. Eles já estiveram entre nós e tem mais valor para nós mesmos do que para o mundo. No entanto, é muito fácil para nós, como seres humanos pecadores, darmos mais valor a certas pessoas do que a outras. Dar mais valor a quem serve do jeito que nós servimos em detrimento daqueles que são mais débeis na fé e menos preparados para a obra.

Barnabé com certeza defendia João Marcos por amor cristão. Paulo, que o Espírito Santo utilizava tão bem para pregar o evangelho de Deus, não conseguia fazer uma coisa tão simples. Preferiu insistir em não permitir que João Marcos os acompanhasse, rompendo mesmo sua amizade com Barnabé.

Quantas pessoas em sua congregação precisam de uma segunda chance??

Talvez há entre nós o irmão A, B ou C que pensem como Paulo.

Como também devem haver àqueles que pensam como Barnabé.

Costumamos lembrar de Jesus e da prostituta em muitos momentos. Jesus não a condenou. Antes, calado, teve misericórdia de alguém que implorava ajuda. Marcos não implorava talvez ajuda. Mas estava sendo acusado de ter abandonado a obra de Deus. E continua sendo acusado até os nossos dias.

Minha pergunta: Paulo escreveu inúmeras epistolas. Atestamos através delas que Paulo sempre teve amor por Deus. Mas porventura as epistolas neste caso não estão sendo utilizadas para dizer que Paulo estava certo neste caso ?? Sabemos nós todos os detalhes do abandono de João Marcos? Esquecemos que Barnabé era Barnabé e sempre sairia em defesa dos mais fracos?

Outro ponto: A desavença foi tamanha que Barnabé abandonou a Paulo e partiu para Chipre. Barnabé defendera Paulo anteriormente. Barnabé se preocupava com princípios pequenos do cristianismo ao fazer tal coisa?
Essa é uma pergunta que me faço freqüentemente.

Deus nunca esconde as coisas boas e as coisas más. Na verdade, elas ajudam a testificar a veracidade das escrituras e nos ensinam que estas pessoas, usadas por Deus, cheias do espírito santo, também tinham as suas falhas. Paulo parece ter caído em sí tempos depois, pois o vemos falar acerca de João Marcos ainda entre as epístolas.
E em certos momentos chego a escutar que Marcos "mudara". E se Paulo "mudou" ???
Quantas pessoas você conhece na igreja que levam anos para aprender uma lição espiritual tão simples? Quantas pessoas já têm essa lição em suas vidas no momento de suas conversões??
Paulo é sempre usado como exemplo de caráter cristão, de zelo, de grande pregador.

Casos assim podem ser usados como desculpa para alcançar "pureza" dentro de igrejas,
para mostrar o "zelo" que devemos ter com a obra de Deus.

Mas dizemos que Deus é que cuida de sua obra. Que as igrejas estão cheias de "joio"
e de "trigo". Que todos somos pecadores e precisamos de Cristo.

Acrescente algo a mais às suas orações nesta semana.

Peça a Deus por sabedoria. Para ser sempre o cristão pronto a perdoar, pronto a auxiliar, pronto a desejar reconciliar. Não sejamos daqueles que abandonam aqueles que abandonam a Deus ou nos abandonam no "meio" da caminhada. O cristianismo, a fé em Cristo, se prega dia à dia: com atitudes e ações verdadeiras. Com amor no coração. Levando palavras de paz,de esperança, de vida. Quanto mais assim agirmos, mais e mais faremos conhecidos os caminhos de Deus no mundo à outras pessoas.

Convide alguém para o seu grupo de oração que não vê a algum tempo. Olhe suas fichas de orações e tente lembrar quem era cada pessoa ali descrita e tente entrar em contato com ela, se ela ainda faz parte do seu círculo de amizades, se não mudou de cidade, se você não perdeu o telefone ou o celular.
Inclua novamente entre as pessoas para levar uma palavra na igreja nesta semana àquela pessoa que se afastou por algum motivo qualquer e que você "esqueceu" de orar, de lembrar, de fazer como o pastor da parábola: deixar as outras 99 e ir buscar aquela que se perdeu. Inclua também àquela que você têm ignorando por um motivo qualquer de desavença. Ela está próxima de você, resolva logo esse assunto!!!
Espere o melhor das pessoas. Seja realmente cristão. Todos nós temos defeitos, mas permita que os outros tenham alguma chance com você. Feche os olhos para os defeitos alheios e abra seus olhos para as virtudes que os outros possuem. Deixe de ser negativo e aprenda a ter esperança, como têm fé na esperança em Cristo. Faça isso por Cristo, faça isso por amor, faça isso pela obra de Deus.
Não seja um cristão que só ora pelos que estão presentes na sua igreja a cada semana. Isso não é ser diferente dos outros. Abra seu livro de orações, abra a sua agenda, recorde-se dos dias passados. Não esqueça as pessoas. Elas são importantes pra Deus. São importantes pra igreja. Essa idéia de "esquecer" vem do diabo, não faz parte de um caráter cristão, não faz parte do desejo de Jesus Cristo!!
Seja um Barnabé a mais no mundo nessa semana.

Oração: Senhor, te agradeço por mais um dia de vida. Permite-me nesta semana aprender mais que no dia de ontem e edificar outros nos teus caminhos. Que possa começar esta tarefa edificando também a mim mesmo e sendo sempre apto a aprender lições novas que meu caráter e minha pessoa necessitam colher te teus ensinamentos. Permita-me conciliar, ajudar, levar esperança aos que me são próximos a também àqueles de tua família. Cuida daqueles que em nossas igrejas se afastaram. Traze-os de volta ao seio de nossas igrejas e nos permite ter a chance de praticar teus ensinamentos e rever irmãos amados e queridos. Em nome de Jesus. Amém.

A paz de Cristo.