O que há de interessante neste dia

quarta-feira, agosto 01, 2007

O LIVRO DAS REVELAÇÕES

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar
aos seus escravos o que em breve há de acontecer. Revelações 1:1 (NVI)

Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes
com as que acontecerão. Revelações 1:19 (NVI)

-> Apocalipse significa Revelação.

-> O livro começa dizendo o que é: uma Revelação

-> É um dos únicos livros da Bíblia com uma saudação inicial e com uma bem-aventurança àqueles que o lêem: Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. (Ap 1:3)


-> É chamado de o livro das Sete Coisas. O número sete é visto em todo o livro e simboliza a perfeição de Deus Pai, que criou o mundo, (ou seja, todas as coisas) em sete dias

-> Em oposição clara a isso, temos o número 6, que representa o homem. Seis é incompleto, sem nunca atingir a perfeição de Deus. O número 666 é descrito como o número da besta. Um esforço humano triplicado na tentativa de alcançar a Deus, mas sem nunca realmente alcançá-lo.

As sete grandes coisas neste livro:

1) Sete candelabros (Ap 1:12) que são as sete igreja de Deus no mundo
2) Sete estrelas (Ap 1:16) que são os sete anjos das sete igrejas
3) Sete cartas às sete igrejas (Ap 2 - 3)
4) Sete selos (Ap 6)
5) Sete trombetas (Ap 8:6 - 11:15)
6) Sete sinais
7) Sete últimos flagelos
8) Sete condenações
9) Sete novas coisas

-> A João foi ordenado que escrevesse sobre o que via, sobre as coisas presentes, que a segunda versão atualizada de Almeida traduz como as coisas que são e sobre as coisas que irão acontecer.

As coisas que viste (Almeida - Apocalipse 1:1-18)

1) Cristo glorificado - Jesus Cristo vivo nos céus
2) Sete candelabros - que são sete igrejas na terra
2) Sete estrelas - que são os sete anjos das sete igrejas

As coisas que são (Almeida - 1:20 - 3:22)

As sete igrejas - elas existiram realmente no tempo de João. Mas são utilizadas de modo simbólico no livro de Apocalipse. Eles podem ser usadas tanto para descrever a passagem do tempo na terra desde os tempos de Jesus, como podem descrever os estados de relacionamento do homem com Deus no mundo. Pode-se dizer que estas igrejas continuam a existir no mundo nos dias de hoje

Aqui, talvez, fosse possível acrescentar as coisas vistas nos céus e que João descreve no capítulo 4: o trono de Deus, os vinte e quatro anciãos, os quatro seres viventes, os sete espíritos de Deus


As coisas que hão de acontecer (Apocalipse 4:1 - 22:21)

A partir do capítulo 4, ocorre uma sucessão de eventos futuros.

João vê um culto espetacular nos céus. Todas as coisas nos céus prestando glória a Deus, o criador do Universo. Em seguida a isso, vemos a aparição do Cordeiro que toma o livro selado e o abre, desencadeando uma sucessão de novos eventos. A síntese das coisas que hão de acontecer podem ser resumidas na seguinte ordem:

1) Culto espetacular nos céus
2) A abertura dos selos pelo Cordeiro
3) Os quatro Cavaleiros
4) As sete trombetas
5) As sete taças de ouro
6) As condenações
7) As bodas do Cordeiro
8) Satanás é condenado
9) Sete coisas novas
10) Felizes para sempre


As sete cartas às sete igrejas

-> Trazem sempre o mesmo formato: Jesus se apresenta, diz o que sabe, dá um conselho, fala de um prêmio

-> Jesus parece estar-nos dando, em sete períodos, uma breve história da Igreja desde o primeiro século até o século vinte

Éfeso : a igreja do primeiro amor - igreja apostólica
Esmirna : a igreja perseguida - de Diocleciano a Constantino (2:8-11)
Pérgamo : a igreja sob o favor imperial - sob Constantino (2:12-17)
Tiatira : a igreja papal - Idade Média (2:18-19)
Sardes : a igreja da Reforma - o Protestantismo dos séculos 16 e 17 (3:1-6)
Filadélfia : a igreja missionária - iniciada com o movimento puritano (3:7-13)
Laodicéia: a igreja rejeitada - a igreja da apostasia final (3:14-19)



Considerações

É importante ter-se aqui em mente que João estava no século I de nossa era. Hoje, estamos no século 21. Muitas das coisas que João viu como futuro já são passado ou presente para nós.

Os quatro primeiros selos, por exemplo, descrevem o surgimento de líderes que trariam a guerra, a fome, a miséria e a morte ao mundo. Durante os últimos séculos presenciamos inúmeros líderes surgirem e realizarem sempre esta mesma obra.

O primeiro cavaleiro representa a marca do Anticristo no mundo.

Ele difere do segundo cavaleiro que surge mais à frente na história e vem rodeado de vários outros seres (Apocalipse 19:11-14).

Podemos dizer que a ação destes quatro selos têm se derramado sobre a terra até o presente momento.

A partir do quinto selo, vemos uma ação de Deus com respeito a dor e sofrimento causadas pelas coisas determinadas a acontecer pelos quatro primeiros selos. Um julgamento e um ajuste de contas.

Muitas igrejas dessa geração aguardam o tempo do arrebatamento. Acreditam que boa parte das coisas que o livro revela já se cumpriram e que a volta de Jesus está a cada dia mais e mais próxima.

Apontamentos e Considerações - Seminários 2007
Igreja Taberáculo Batista - Aula de NT5 1a. Parte (Apocalipse)
Professora Elenir

A paz de Cristo.

segunda-feira, julho 30, 2007

CENTRO DE MACUMBA

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:3-6

Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição
sobre a muralha; aguardarei para ver o que o
SENHOR me dirá e que resposta terei à minha queixa. Habacuque 2:1 (Bíblia NVI)



As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus,
porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos
filhos para sempre, para que cumpramos
todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29



Sábado à noite.

Levei meu filho para brincar na lan house próximo de casa. A segunda casa depois da minha à direita estava movimentada. Na frente, uma tremenda bandeira negra do clube Vasco da Gama. No interior, a cantoria de macumba. Já fazem mais ou menos seis meses que isso está assim na rua de nossa casa.

Minha esposa trata do aluguel de quatro casas na rua de nossa casa, do lado esquerdo. As casas são de propriedade de seu tio. Ela cuida das contas do lugar, do recebimento de aluguéis e entre outras coisas. Os critérios passa esse alocação são variados, desde ser uma família pequena, passar no SERASA, ter crédito suficiente no contra-cheque para arcar com a dívida mensal e a conta de água e de luz. Os cuidados são importantes antes de efetuar a alocação.

No começo deste ano, alocou-se uma casa para um casal que acabara de receber o primeiro filho. Passado um mês, a mãe da moça veio morar com o casal. Nos surpreendemos com o cheiro forte que invadiu nossa casa nas semanas seguintes. Cheiro de despachos de macumbá. A mãe da moça faz isso dentro da casa. Minha esposa ficou horrorrizada.

Esconder intencionalmente uma verdade é ser desonesto.

O contrato passa ainda pelos seis primeiros meses de aprovação. O vizinho mais próximo mudou-se a menos de três semanas. Um casal evangélico no domingo mudou-se para a casa que ficou vaga. Mais oração talvez ajude a aliviar o fardo dessas duas situações próximas de nossa intimidade.



Apesar de todos os cuidados, é impossível prever o coração humano. É impossível evitar que o livre-arbítrio de outras vidas, de suas decisões, afetem os nossos relacionamentos e vidas.


Sabemos que nossas orações ajudam a todos os que estão próximos a nós.
Mas também sabemos que do mesmo modo como nós ajudamos os próximos, essas
coisas atrapalham a vida dos mais próximos.

Essas coisas trazem a zombaria e a maldição de Deus. Trazem a zombaria para dentro de nossas vidas. Da mesma forma que o bem nos advém de lembrarmos de Deus em nossos caminhos, o mau também nos advém de estarmos próximos de pessoas que lidam e atuam com o mau.

Não deixo de sentir pena das almas envolvidas nestas práticas. Em minhas orações diárias em todos esse tempo, tenho evitado tocar nesse assunto e tentado lembrar que, para tudo, Deus tem um propósito. Embora não possamos ver, Deus têm um propósito.

Esse é somente um dos males deste ano. Que também contêm as incontáveis
bênçãos de Deus. A cada dia agradeço a Deus pelos coisas boas e pelas coisas más, porque de algum modo as más têm seu sentido para Deus.

Embora soframos e não possamos ver o porquê. Embora possamos nos debater tentando pedir o auxílio a Deus para que afaste esse fardo, somos seres humanos. Há coisas que fogem ao nosso entendimento. Como a morte de dezenas de pessoas no acidente aéreo em 17 de Julho passado, terça-feira. Uma fatalidade sem precedentes na avião brasileira. Nós não podemos ver. Não podemos prever os enxergar.


Mas Deus têm propósito.

Oração: Pai de misericórdia e graça, que você possa trazer luz à vidas entregues à escuridão. Que possa nos proteger da proximidade à estas vidas. Que possa nos guardar enquanto tentamos realizar um trabalho que honre e louvo ao Teu nome. Alarga Senhor as nossas fronteiras, permiti-nos caminhar com segurança e com passos firmes mesmo em meio às densas trevas que se avizinham de nós. Conforte nossos corações e nossas almas cansadas de cada luta diária e livra-nos, conforme a oração de Teu filho amado, de todo o mau. Em nome de Jesus, Amém.


A paz de Cristo.