O que há de interessante neste dia

quarta-feira, março 28, 2007

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25:14-30

-> Coisas pra destacar na parábola:


1) O servo mau tinha uma idéia negativa do seu senhor: achava-o cruel e desumano

2) O servo mau foi o único que manifestou uma opinião sobre o seu senhor. E por causa dessa opinião que tinha,ele sequer TENTOU fazer alguma coisa a mais com o talento que recebera. É uma atitude de uma pessoa maldosa

3) Os dois primeiros saíram negociando com seus talentos. O servo mau o enterrou no "chão". Enterrar no chão é não querer usar o talento que têm pra Deus. É somente usar neste mundo, só para si, só egoisticamente em proveito próprio

4) O julgamento sobre o servo mau foi por sua atitude ruim. Se você tem algo, faça-o crescer, evolua. Não pense de maneira egoísta. As coisas podem nos ser dadas até gratuitamente, mas o que fazemos com ela é nossa responsabilidade.


5) No caso, Jesus poderia até se referir a dinheiro aqui: o modo como você usa as coisas que recebe é que determina o tipo de pessoa que você é.


6) Também se pode fazer a comparação com o seu trabalho: se você não é bem tratado por sua chefia, isso não deve influenciar o modo como deve fazer seu trabalho para a empresa. Deus está observando você e outras pessoas também pode estar te observando. Você deve fazer o seu melhor, porque isso é o que Deus pede de cada cristão. Fazer sem olhar a quem, realizar um bom trabalho. E deixar que as coisas estejam nas mãos de Deus. Porque o futuro também a Deus pertence.


7) O fazer o seu melhor também é um princípio cristão a ser seguido

Retirado da aula de Parábolas dos Seminários 2007
da Igreja Tabern
áculo Batista - 2a. Rodada

A paz de Cristo.

segunda-feira, março 26, 2007

VIVO ESTÁ II



Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões,
e moído por causa das nossas iniqüidades;
o castigo que nos traz a paz estava sobre ele,
e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5





Os convites para a divulgação do evento foram entregues neste último domingos.


Há também cartazes para que os membros da igreja possam realizar a divulgação do evento nos locais aos quais tiverem acesso.


Mais uma vez, A oração de todos por este evento também é bem-vinda, uma vez que a motivação principal é levar pessoas a encontrarem a Jesus por meio deste evento e a vir a aceitá-Lo como Senhor e Salvador de suas vidas.
A paz de Cristo.